Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6209
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação e cultura: o folclore como possibilidade pedagógica |
Autor(es): | Souza, Fernanda Elisa Silvestre |
Primeiro Orientador: | Loures, Patricia Marcelina |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Carneiro Junior, Nelson |
Resumo: | Este trabalho, pretende desenvolver uma reflexão sobre o quanto a discussão envolvendo os elementos da cultura popular, ou seja, o arcabouço do folclore brasileiro pode ser enriquecedor enquanto conteúdo a ser veiculado nas escolas. Acreditamos no processo de valorização da diversidade cultural, no respeito às diferenças culturais e na tolerância frente às diversas identidades tidas como tradicionais ou não, mas que de um modo ou de outro estão presentes nas escolas, mesmo de modo não estruturado. Os principais autores que contribuíram com as reflexões foram: Brandão (2006), Silva (2009), Arantes (1995), Pessoa (2009). Apresentamos nesta pesquisa as conceituações de Cultura; Cultura Popular e Folclore, para buscar compreender a importância acreditando haver pontos ricos que podem e devem contribuir com a aprendizagem. Buscamos ainda desvelar as possibilidades de tais elementos serem mais bem explorados pelas escolas. |
Palavras-chave: | Educação Cultura popular Folclore Processos formativos |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6209 |
Data do documento: | 24-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR O FOLCLORE.pdf | 488,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador