PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6209
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação e cultura: o folclore como possibilidade pedagógica
Autor(es): Souza, Fernanda Elisa Silvestre
Primeiro Orientador: Loures, Patricia Marcelina
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Carneiro Junior, Nelson
Resumo: Este trabalho, pretende desenvolver uma reflexão sobre o quanto a discussão envolvendo os elementos da cultura popular, ou seja, o arcabouço do folclore brasileiro pode ser enriquecedor enquanto conteúdo a ser veiculado nas escolas. Acreditamos no processo de valorização da diversidade cultural, no respeito às diferenças culturais e na tolerância frente às diversas identidades tidas como tradicionais ou não, mas que de um modo ou de outro estão presentes nas escolas, mesmo de modo não estruturado. Os principais autores que contribuíram com as reflexões foram: Brandão (2006), Silva (2009), Arantes (1995), Pessoa (2009). Apresentamos nesta pesquisa as conceituações de Cultura; Cultura Popular e Folclore, para buscar compreender a importância acreditando haver pontos ricos que podem e devem contribuir com a aprendizagem. Buscamos ainda desvelar as possibilidades de tais elementos serem mais bem explorados pelas escolas.
Palavras-chave: Educação
Cultura popular
Folclore
Processos formativos
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6209
Data do documento: 24-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR O FOLCLORE.pdf488,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador