PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6192
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gravidez na adolescência segundo a literatura
Autor(es): Cunha, Fernanda Teodoro da
Primeiro Orientador: Matão, Maria Eliane Liégio
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Leiliane Sabino Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Resende, Elisangela Euripedes
Resumo: Introdução: a gravidez na adolescência é um fenômeno que desperta preocupação e interesse tanto na sociedade como na comunidade acadêmica. É definida como gestação que ocorre em meninas com idade entre 10 e 19 anos. Esse período da vida é caracterizado por mudanças físicas, emocionais e sociais, e a gravidez nessa fase pode trazer desafios adicionais. É necessário um esforço coletivo para enfrentar o problema da gravidez na adolescência. Objetivo: descrever acerca da gravidez na adolescência segundo a literatura. Aspectos Metodológicos: trata-se de estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo revisão narrativa da literatura. Nas bases de dados Scielo e Periódicos Capes, foram incluídos 12 trabalhos dos anos de 2014 a 2022. Resultados: há semelhança entre três artigos relacionados ao acolhimento familiar e o pouco apoio das amizades. Entre dois artigos fica evidente a evasão escolar, ambos mais visíveis em classes desfavorecidas financeiramente. Entre os demais artigos, cada um aponta para resultados específicos. O estudo realizado com professores apresenta representação negativa da gravidez na adolescência e a falta de entrosamento entre os profissionais de saúde e adolescentes. O artigo que estudou aspectos relativos à utilização e adesão ao planejamento familiar e também desamparo familiar materno, paterno e do companheiro é apontado como semelhante ao que ocorreu com suas mães. Outro estudo encontrou que a maior figura de apoio entre as adolescentes é a materna, e a independência de adolescentes grávidas aumenta quando estas possuem o apoio da mãe e companheiro. O artigo que estudou aspectos relativos ao sentimento das adolescentes verificou a existência de extremos como alegria e raiva e com a principal figura de apoio da adolescente, sendo a materna. O último artigo é relacionado ao pouco reconhecimento da adolescente com os agravos na saúde e com pelo menos uma figura de apoio. Considerações Finais: é importante destacar a necessidade de coordenação entre os setores de saúde e educação para uma abordagem interdisciplinar capaz de enfrentar os desafios da orientação sexual para os adolescentes.
Palavras-chave: Adolescente
Gravidez na adolescência
Gravidez
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6192
Data do documento: 16-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA SEGUNDO A LITERATURA.pdf290,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Autorização RAG Fernanda.pdf284,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador