PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6188
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atendimento de pessoas com deficiência auditiva em unidades de saúde
Autor(es): Oliveira, Bianca Espíndola de
Primeiro Orientador: Matão, Maria Eliane Liégio
metadata.dc.contributor.referee1: Resende, Elisangela Euripedes
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Sergiane Bisinoto
Resumo: Introdução: a metodologia comunicacional é constituída pelo envio e recebimento de mensagens entre indivíduos, os quais podem ser realizados através de gestos, símbolos, sinais, dentre outros. No entanto, as pessoas portadoras de deficiência auditiva podem enfrentar impasses ao tentarem se comunicar. Uma vez que a Língua Brasileira de Sinais é oficialmente usada por surdos e que o método predominante na sociedade é o oral-auditivo esse grupo de indivíduos encontra-se em busca constante por melhorias nos serviços de saúde, visto que esses locais possuem um déficit de profissionais capacitados, em termos de domínio da língua de sinais, para atendê-los. O fato de os surdos não serem compreendidos por um profissional da saúde pode culminar em insatisfação com o atendimento, baixa adesão ao tratamento e atribuição de pouca credibilidade aos profissionais que os abordaram. Objetivo: descrever acerca dos elementos que dificultam o atendimento de pessoas surdas nos serviços de saúde. Aspecto Metodológico: trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa realizado a partir da coleta de 16 depoimentos disponíveis em um site gratuito, que relatam a experiência de pessoas surdas ao serem atendidas em unidades que prestam serviços de saúde. Os indivíduos que relataram suas experiências possuem deficiência auditiva severa, deficiência auditiva moderada e nenhum tipo de deficiência auditiva. A pesquisa foi realizada entre os meses de fevereiro e junho de 2023. Resultados: os depoimentos abrangem indivíduos residentes nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. Foram estabelecidas categorias de análise, sendo elas: dificuldade pra tudo, falta de preparo da equipe e sentimentos e percepções da pessoa com deficiência auditiva. A partir de então, observaram-se queixas relacionadas à dificuldade para agendamento de consultas, ausência de profissionais intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, fata de empatia e solidariedade por parte dos trabalhadores e falhas em atendimentos remotos ocorridos em instituições de serviços de saúde. Considerações Finais: foi constatado que o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais por profissionais da saúde é de extrema relevância, visto que a legislação brasileira reconhece a sua importância frente ao atendimento de pessoas com deficiência auditiva. Ainda, ficou evidente a necessidade de as empresas prestadoras de serviços de saúde investirem em canais virtuais, com presença de intérprete de Libras, para agendamento de consultas, assim como em um espaço físico adequado para prestar assistência humanizada e sem quebra de sigilo de informações. Por fim, a ausência de trabalhadores capacitados para se comunicar com indivíduos surdos provoca, nessa população, sentimentos de tristeza, discriminação e frustração, visto que eles precisam recorrer a outros métodos comunicacionais para tentar dialogar com o profissional que está prestando assistência.
Palavras-chave: Comunicação
Libras
Saúde
Surdez
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6188
Data do documento: 16-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ATENDIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM UNIDADES DE SAÚDE .pdf
  Until 2024-07-31
211,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Autorização RAG Bianca.pdf353,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador