PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Bianca Espíndola dept_BR
dc.date.accessioned2023-06-29T10:26:52Z-
dc.date.available2023-06-29T10:26:52Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6188-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleAtendimento de pessoas com deficiência auditiva em unidades de saúdept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Matão, Maria Eliane Liégiopt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3217-2221pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5338341797273457pt_BR
dc.contributor.referee1Resende, Elisangela Euripedespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8905125258803981pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Sergiane Bisinotopt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8301-5408pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6917367052740128pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: a metodologia comunicacional é constituída pelo envio e recebimento de mensagens entre indivíduos, os quais podem ser realizados através de gestos, símbolos, sinais, dentre outros. No entanto, as pessoas portadoras de deficiência auditiva podem enfrentar impasses ao tentarem se comunicar. Uma vez que a Língua Brasileira de Sinais é oficialmente usada por surdos e que o método predominante na sociedade é o oral-auditivo esse grupo de indivíduos encontra-se em busca constante por melhorias nos serviços de saúde, visto que esses locais possuem um déficit de profissionais capacitados, em termos de domínio da língua de sinais, para atendê-los. O fato de os surdos não serem compreendidos por um profissional da saúde pode culminar em insatisfação com o atendimento, baixa adesão ao tratamento e atribuição de pouca credibilidade aos profissionais que os abordaram. Objetivo: descrever acerca dos elementos que dificultam o atendimento de pessoas surdas nos serviços de saúde. Aspecto Metodológico: trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa realizado a partir da coleta de 16 depoimentos disponíveis em um site gratuito, que relatam a experiência de pessoas surdas ao serem atendidas em unidades que prestam serviços de saúde. Os indivíduos que relataram suas experiências possuem deficiência auditiva severa, deficiência auditiva moderada e nenhum tipo de deficiência auditiva. A pesquisa foi realizada entre os meses de fevereiro e junho de 2023. Resultados: os depoimentos abrangem indivíduos residentes nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. Foram estabelecidas categorias de análise, sendo elas: dificuldade pra tudo, falta de preparo da equipe e sentimentos e percepções da pessoa com deficiência auditiva. A partir de então, observaram-se queixas relacionadas à dificuldade para agendamento de consultas, ausência de profissionais intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, fata de empatia e solidariedade por parte dos trabalhadores e falhas em atendimentos remotos ocorridos em instituições de serviços de saúde. Considerações Finais: foi constatado que o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais por profissionais da saúde é de extrema relevância, visto que a legislação brasileira reconhece a sua importância frente ao atendimento de pessoas com deficiência auditiva. Ainda, ficou evidente a necessidade de as empresas prestadoras de serviços de saúde investirem em canais virtuais, com presença de intérprete de Libras, para agendamento de consultas, assim como em um espaço físico adequado para prestar assistência humanizada e sem quebra de sigilo de informações. Por fim, a ausência de trabalhadores capacitados para se comunicar com indivíduos surdos provoca, nessa população, sentimentos de tristeza, discriminação e frustração, visto que eles precisam recorrer a outros métodos comunicacionais para tentar dialogar com o profissional que está prestando assistência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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