Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6142
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A disciplina de gramática na educação básica: uma abordagem de ensino contextualizado de normas e nomenclaturas |
Título(s) alternativo(s): | The discipline of grammar in basic education: a contextualized teaching approach of norms and nomenclatures |
Autor(es): | Silva, Dhulle Monithely de Azevedo |
Primeiro Orientador: | Amorim, Helen Suely Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Edilene Maria de |
Resumo: | O presente trabalho faz referência à abordagem do ensino contextualizado de normas e nomenclaturas. Dessa maneira, o estudo proposto tem como objetivo analisar o ensino travestido no texto das gramáticas normativa e teórica da Língua Portuguesa, tendo como objetivos específicos conceituar a gramática, descrever estratégias de contextualização, investigar como os itens gramaticais e as normas são trabalhados no texto, identificar as contribuições dessa abordagem na formação dos alunos. Assim sendo, para a realização do trabalho, foram utilizadas pesquisas básicas de cunho descritivo e exploratório. Por fim, os resultados elucidam a importância de uma abordagem contextualizada para o ensino de gramática a fim de haver enriquecimento do aprendizado dos alunos e desenvolvimento da competência comunicativa. O trabalho está estruturado em três capítulos, abordando concepções de gramática, propostas de ensino contextualizado e análise de livros didáticos. |
Abstract: | The present work deals with the approach of the contextualized teaching of norms and nomenclatures. Thus, the proposed study aims to analyze the teaching transposed in the text of the normative and theoretical grammars of the Portuguese language, having as specific objectives to conceptualize the grammar, describe contextualization strategies, investigate how grammatical items and norms are worked in the text, identify the contributions of this approach in the formation of students. Therefore, to carry out the work, basic descriptive and exploratory research was used. Finally, the results elucidate the importance of a contextualized approach to grammar teaching in order to enrich student learning and develop communicative competence. The work is structured in three chapters, approaching conceptions of grammar, contextualized teaching proposals and textbook analysis. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Gramática Normas Nomenclaturas Ensino contextualizado Portuguese language Grammar Standards Nomenclatures Teaching contextualized |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6142 |
Data do documento: | 15-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Letras - Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
RAG TCC - Dhulle Monithely VERSÃO FINAL.pdf | 597,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador