PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Letras - Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6142
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A disciplina de gramática na educação básica: uma abordagem de ensino contextualizado de normas e nomenclaturas
Título(s) alternativo(s): The discipline of grammar in basic education: a contextualized teaching approach of norms and nomenclatures
Autor(es): Silva, Dhulle Monithely de Azevedo
Primeiro Orientador: Amorim, Helen Suely Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Edilene Maria de
Resumo: O presente trabalho faz referência à abordagem do ensino contextualizado de normas e nomenclaturas. Dessa maneira, o estudo proposto tem como objetivo analisar o ensino travestido no texto das gramáticas normativa e teórica da Língua Portuguesa, tendo como objetivos específicos conceituar a gramática, descrever estratégias de contextualização, investigar como os itens gramaticais e as normas são trabalhados no texto, identificar as contribuições dessa abordagem na formação dos alunos. Assim sendo, para a realização do trabalho, foram utilizadas pesquisas básicas de cunho descritivo e exploratório. Por fim, os resultados elucidam a importância de uma abordagem contextualizada para o ensino de gramática a fim de haver enriquecimento do aprendizado dos alunos e desenvolvimento da competência comunicativa. O trabalho está estruturado em três capítulos, abordando concepções de gramática, propostas de ensino contextualizado e análise de livros didáticos.
Abstract: The present work deals with the approach of the contextualized teaching of norms and nomenclatures. Thus, the proposed study aims to analyze the teaching transposed in the text of the normative and theoretical grammars of the Portuguese language, having as specific objectives to conceptualize the grammar, describe contextualization strategies, investigate how grammatical items and norms are worked in the text, identify the contributions of this approach in the formation of students. Therefore, to carry out the work, basic descriptive and exploratory research was used. Finally, the results elucidate the importance of a contextualized approach to grammar teaching in order to enrich student learning and develop communicative competence. The work is structured in three chapters, approaching conceptions of grammar, contextualized teaching proposals and textbook analysis.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Gramática
Normas
Nomenclaturas
Ensino contextualizado
Portuguese language
Grammar
Standards
Nomenclatures
Teaching contextualized
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6142
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Letras - Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RAG TCC - Dhulle Monithely VERSÃO FINAL.pdf597,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador