PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Letras - Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Dhulle Monithely de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-28T17:57:51Z-
dc.date.available2023-06-28T17:57:51Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6142-
dc.description.abstractThe present work deals with the approach of the contextualized teaching of norms and nomenclatures. Thus, the proposed study aims to analyze the teaching transposed in the text of the normative and theoretical grammars of the Portuguese language, having as specific objectives to conceptualize the grammar, describe contextualization strategies, investigate how grammatical items and norms are worked in the text, identify the contributions of this approach in the formation of students. Therefore, to carry out the work, basic descriptive and exploratory research was used. Finally, the results elucidate the importance of a contextualized approach to grammar teaching in order to enrich student learning and develop communicative competence. The work is structured in three chapters, approaching conceptions of grammar, contextualized teaching proposals and textbook analysis.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectNormas-
dc.subjectNomenclaturas-
dc.subjectEnsino contextualizado-
dc.subjectPortuguese language-
dc.subjectGrammar-
dc.subjectStandards-
dc.subjectNomenclatures-
dc.subjectTeaching contextualized-
dc.titleA disciplina de gramática na educação básica: uma abordagem de ensino contextualizado de normas e nomenclaturaspt_BR
dc.title.alternativeThe discipline of grammar in basic education: a contextualized teaching approach of norms and nomenclaturespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Helen Suely Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0783115844123726pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Edilene Maria dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4292572917428460pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho faz referência à abordagem do ensino contextualizado de normas e nomenclaturas. Dessa maneira, o estudo proposto tem como objetivo analisar o ensino travestido no texto das gramáticas normativa e teórica da Língua Portuguesa, tendo como objetivos específicos conceituar a gramática, descrever estratégias de contextualização, investigar como os itens gramaticais e as normas são trabalhados no texto, identificar as contribuições dessa abordagem na formação dos alunos. Assim sendo, para a realização do trabalho, foram utilizadas pesquisas básicas de cunho descritivo e exploratório. Por fim, os resultados elucidam a importância de uma abordagem contextualizada para o ensino de gramática a fim de haver enriquecimento do aprendizado dos alunos e desenvolvimento da competência comunicativa. O trabalho está estruturado em três capítulos, abordando concepções de gramática, propostas de ensino contextualizado e análise de livros didáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.degree.graduationLetras - Língua Portuguesapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Letras - Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RAG TCC - Dhulle Monithely VERSÃO FINAL.pdf597,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador