PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6087
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A prática do CRM como ferramenta de segurança no segmento particular brasileiro
Título(s) alternativo(s): The practice of CRM as security tools in the Brazilian private segment
Autor(es): Silva, Eduardo Henrique Vieira da
Primeiro Orientador: Silva, Tammyse Araújo da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Nagi Hanna Salm
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Andréluiz da Silva
Resumo: O Gerenciamento de Recurso de Cabine (CRM) foi uma teoria desenvolvida com foco inicial na redução do erro do piloto a partir do quantitativo de ocorrências aeronáuticas observadas. Com o tempo, o CRM evoluiu e, com ele, seis gerações do programa se desenvolveram, dando ênfase a quatro pilares: comunicação, trabalho em equipe, consciência situacional e processo decisório. Todavia, ocorrências aeronáuticas envolvendo a coordenação de cabine ainda se fizeram presentes em acidentes aéreos. Isso considerado, este estudo teve como objetivo identificar possíveis medidas de mitigação de tais ocorrências para o segmento da aviação particular no Brasil. Para tanto, adotou-se como metodologia a pesquisa de natureza básica e objetivos descritivos, a partir do emprego de procedimentos bibliográficos, documentais e de estudo de caso. Destarte, após analisar as informações do Painel SIPAER referentes ao fator contribuinte “Coordenação de Cabine”, verificadas entre 2012 e março de 2023, observaram-se 14 ocorrências. Destas, 10 são acidentes e quatro incidentes graves. Na busca por compreender a relação entre os pilares do CRM e as ocorrências, a pesquisa selecionou dois acidentes como estudos de caso. Ambos comprovaram a interface entre dois ou mais dos pilares e que as lacunas entre eles provocaram deficiências na coordenação de cabine que culminaram nos acidentes. O estudo conclui que a maneira mais eficiente para gerenciar os quatro pilares (além de outros aspectos relacionados ao CRM) de forma simultânea é o treino em simuladores de voo, que deve ser contínuo e atualizado.
Abstract: Cabin Resource Management (CRM) was a theory developed based on the quantitative analysis of aeronautical occurrences, initially focusing on reducing pilot error. Over time, CRM has evolved, and with it, six generations have been developed, emphasizing four pillars: communication, teamwork, situational awareness, and decision-making process. However, despite CRM programs, aeronautical occurrences involving cabin coordination still occurred in air accidents. This considered, the study aimed to identify how to mitigate such occurrences for the private aviation segment in Brazil. To achieve the proposed objective, the research methodology considered its basic nature and descriptive objectives, adopting bibliographic, documentary, and case study procedures. Therefore, after analyzing the information from the SIPAER Panel regarding the contributing factor "Cabin Coordination," verified from 2012 to March 2023, 14 occurrences were observed. Of these, 10 were accidents, and four were serious incidents. In the search to understand the relationship between CRM pillars and occurrences, the research selected two accidents as case studies. Both cases demonstrated the interface between two or more pillars, and the gaps between them led to deficiencies in cabin coordination, ultimately resulting in the accidents. Therefore, the study concludes that the most efficient way to manage the four pillars (along with other CRM-related aspects) simultaneously is through flight simulation. Additionally, this training should be continuous and up-to-date.
Palavras-chave: CRM
Coordenação de cabine
Ocorrências aeronáuticas
Comunicação
Trabalho em equipe
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6087
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
A PRÁTICA DO CRM COMO FERRAMENTA DE SEGURANÇA NO SEGMENTO PARTICULAR BRASILEIRO.pdf
  Restricted Access
231,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador