PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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dc.creatorSilva, Eduardo Henrique Vieira dapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-27T23:36:46Z-
dc.date.available2023-06-27T23:36:46Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6087-
dc.description.abstractCabin Resource Management (CRM) was a theory developed based on the quantitative analysis of aeronautical occurrences, initially focusing on reducing pilot error. Over time, CRM has evolved, and with it, six generations have been developed, emphasizing four pillars: communication, teamwork, situational awareness, and decision-making process. However, despite CRM programs, aeronautical occurrences involving cabin coordination still occurred in air accidents. This considered, the study aimed to identify how to mitigate such occurrences for the private aviation segment in Brazil. To achieve the proposed objective, the research methodology considered its basic nature and descriptive objectives, adopting bibliographic, documentary, and case study procedures. Therefore, after analyzing the information from the SIPAER Panel regarding the contributing factor "Cabin Coordination," verified from 2012 to March 2023, 14 occurrences were observed. Of these, 10 were accidents, and four were serious incidents. In the search to understand the relationship between CRM pillars and occurrences, the research selected two accidents as case studies. Both cases demonstrated the interface between two or more pillars, and the gaps between them led to deficiencies in cabin coordination, ultimately resulting in the accidents. Therefore, the study concludes that the most efficient way to manage the four pillars (along with other CRM-related aspects) simultaneously is through flight simulation. Additionally, this training should be continuous and up-to-date.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectCRMpt_BR
dc.subjectCoordenação de cabinept_BR
dc.subjectOcorrências aeronáuticaspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho em equipept_BR
dc.titleA prática do CRM como ferramenta de segurança no segmento particular brasileiropt_BR
dc.title.alternativeThe practice of CRM as security tools in the Brazilian private segmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Nagi Hanna Salmpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524271583615685pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Andréluiz da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.description.resumoO Gerenciamento de Recurso de Cabine (CRM) foi uma teoria desenvolvida com foco inicial na redução do erro do piloto a partir do quantitativo de ocorrências aeronáuticas observadas. Com o tempo, o CRM evoluiu e, com ele, seis gerações do programa se desenvolveram, dando ênfase a quatro pilares: comunicação, trabalho em equipe, consciência situacional e processo decisório. Todavia, ocorrências aeronáuticas envolvendo a coordenação de cabine ainda se fizeram presentes em acidentes aéreos. Isso considerado, este estudo teve como objetivo identificar possíveis medidas de mitigação de tais ocorrências para o segmento da aviação particular no Brasil. Para tanto, adotou-se como metodologia a pesquisa de natureza básica e objetivos descritivos, a partir do emprego de procedimentos bibliográficos, documentais e de estudo de caso. Destarte, após analisar as informações do Painel SIPAER referentes ao fator contribuinte “Coordenação de Cabine”, verificadas entre 2012 e março de 2023, observaram-se 14 ocorrências. Destas, 10 são acidentes e quatro incidentes graves. Na busca por compreender a relação entre os pilares do CRM e as ocorrências, a pesquisa selecionou dois acidentes como estudos de caso. Ambos comprovaram a interface entre dois ou mais dos pilares e que as lacunas entre eles provocaram deficiências na coordenação de cabine que culminaram nos acidentes. O estudo conclui que a maneira mais eficiente para gerenciar os quatro pilares (além de outros aspectos relacionados ao CRM) de forma simultânea é o treino em simuladores de voo, que deve ser contínuo e atualizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5850372217114408pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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