PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Zootecnia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6029
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Terminação de bovinos em confinamento com dieta de alto grão
Autor(es): Almeida, Victor Nazário
Primeiro Orientador: Taveira, Rodrigo Zaiden
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Laudicéia Oliveira da
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira Neto, Osvaldo José da
Resumo: A intensificação da produção animal com o uso de sistemas de confinamentos vem crescendo com o aumento da população e a dificuldade de abertura de novas áreas agropecuárias. No que diz respeito a bovinocultura de corte, os confinamentos que utilizam dieta de alto grão estão cada vez mais presente no cenário pecuário, com vantagens interessantes em relação aos confinamentos convencionais. Desta forma, objetivou-se reunir aporte teórico, por meio de revisão da literatura, sobre os principais aspectos relacionados à terminação de bovinos em confinamentos que utilizam dieta de alto grão, com ênfase na caracterização do sistema, protocolos de adaptação à dieta, vantagens e desafios da utilização deste tipo de dieta, distúrbios metabólicos e gestão de resíduos. Pode ser percebido que o sucesso deste tipo de atividade depende de vários fatores, de maneira individual e, em conjunto. A adaptação a dieta deve ser feita seguindo um protocolo que ofereça segurança aos animais para consumo de dietas com maiores níveis energéticos. Como vantagens desta prática podem ser destacados o menor custo com colaboradores, dispensa de áreas para produção de volumoso e melhores desempenho dos animais no período confinado. A decisão pela utilização de confinamentos que ofertem este tipo de dieta precisa ser analisada cuidadosamente, tendo em vista a realidade de cada propriedade.
Palavras-chave: Engorda
Gado de corte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6029
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Victor Nazário Almeida.pdf734,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador