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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5984
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O papel da filosofia e as dificuldades do raciocínio nos adolescentes do ensino médio |
Autor(es): | Morais, Frederico da Silva |
Primeiro Orientador: | Rocha, Polliana Pires do Carmo Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rocha, Polliana Pires do Carmo Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souto, Ana Kelly Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pessoa, Amarildo Fernandes |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar a dificuldade dos estudantes do ensino médio em pensar filosoficamente. Realizamos uma pesquisa bibliográfica. Desenvolvemos um questionário que foi respondido por estudantes de escolas estaduais da região de Goiânia. O questionário abordou questões relacionadas ao conteúdo da disciplina de filosofia e sua importância, e o domínio de conteúdo dos professores e estudantes. Os dados foram compilados em gráficos. No primeiro capítulo, discutimos a importância da filosofia no currículo do ensino médio e as dificuldades enfrentadas, como o reconhecimento tardio e a falta de material didático acessível. Também abordamos os desafios apresentados pelas redes sociais no ensino de filosofia, destacando a facilidade de acesso a respostas prontas e a necessidade de cativar os estudantes. No segundo capítulo, enfocamos a influência das redes sociais e da tecnologia na educação, ressaltando seu impacto durante a pandemia da COVID-19. Destacamos a desigualdade de acesso à tecnologia e as vantagens e desvantagens do uso das redes sociais no ensino de filosofia. No terceiro capítulo, abordamos a influência didática do professor de filosofia na assimilação dos conteúdos pelos estudantes, ressaltando a importância da formação continuada e das metodologias de ensino. Também discutimos as dificuldades enfrentadas pelos professores de filosofia no ensino médio e a importância da disciplina para o Enem. Concluímos que a filosofia desempenha um papel fundamental na formação crítica e reflexiva dos estudantes do ensino médio. Apontamos a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e de uma educação ampla, indo além dos conteúdos testados no Enem. Destacamos a importância do professor de filosofia como facilitador do raciocínio filosófico e da utilização adequada das redes sociais como ferramentas de ensino. A pesquisa contribuiu para a compreensão dos desafios enfrentados no ensino de filosofia no ensino médio sugerindo estratégias, melhorando a abordagem e a assimilação dos conteúdos filosóficos pelos estudantes. |
Abstract: | This work had as objective to analyze the difficulty of high school students in thinking philosophically. We performed a bibliographical research. We developed a questionnaire that was answered by students from state schools in the region of Goiânia. The questionnaire addressed issues related to the content of the philosophy discipline and its importance, and the mastery of content by professors and students. Data were compiled into charts. In the first chapter, we discuss the importance of philosophy in the high school curriculum and the difficulties faced, such as late recognition and the lack of accessible didactic material. We also address the challenges presented by social networks in teaching philosophy, highlighting the ease of access to ready-made answers and the need to engage students. In the second chapter, we focus on the influence of social networks and technology on education, highlighting their impact during the COVID-19 pandemic. We highlight the inequality of access to technology and the advantages and disadvantages of using social networks in philosophy teaching. In the third chapter, we address the didactic influence of the philosophy teacher on the assimilation of contents by students, emphasizing the importance of continuing education and teaching methodologies. We also discuss the difficulties faced by philosophy teachers in high school and the importance of the discipline for the Enem. We conclude that philosophy plays a fundamental role in the critical and reflective formation of high school students. We point out the need for an interdisciplinary approach and a broad education, going beyond the contents tested in Enem. We highlight the importance of the philosophy teacher as a facilitator of philosophical reasoning and the proper use of social networks as teaching tools. The research contributes to the understanding of the challenges faced in the teaching of philosophy in high school, suggesting strategies to improve the approach and assimilation of philosophical contents by students. |
Palavras-chave: | Ensino de filosofia Dificuldade Raciocínio Ensino médio Redes sociais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5984 |
Data do documento: | 19-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Filosofia |
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