PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Filosofia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Frederico da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-26T23:06:42Z-
dc.date.available2023-06-26T23:06:42Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5984-
dc.description.abstractThis work had as objective to analyze the difficulty of high school students in thinking philosophically. We performed a bibliographical research. We developed a questionnaire that was answered by students from state schools in the region of Goiânia. The questionnaire addressed issues related to the content of the philosophy discipline and its importance, and the mastery of content by professors and students. Data were compiled into charts. In the first chapter, we discuss the importance of philosophy in the high school curriculum and the difficulties faced, such as late recognition and the lack of accessible didactic material. We also address the challenges presented by social networks in teaching philosophy, highlighting the ease of access to ready-made answers and the need to engage students. In the second chapter, we focus on the influence of social networks and technology on education, highlighting their impact during the COVID-19 pandemic. We highlight the inequality of access to technology and the advantages and disadvantages of using social networks in philosophy teaching. In the third chapter, we address the didactic influence of the philosophy teacher on the assimilation of contents by students, emphasizing the importance of continuing education and teaching methodologies. We also discuss the difficulties faced by philosophy teachers in high school and the importance of the discipline for the Enem. We conclude that philosophy plays a fundamental role in the critical and reflective formation of high school students. We point out the need for an interdisciplinary approach and a broad education, going beyond the contents tested in Enem. We highlight the importance of the philosophy teacher as a facilitator of philosophical reasoning and the proper use of social networks as teaching tools. The research contributes to the understanding of the challenges faced in the teaching of philosophy in high school, suggesting strategies to improve the approach and assimilation of philosophical contents by students.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.subjectDificuldadept_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleO papel da filosofia e as dificuldades do raciocínio nos adolescentes do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDMorais, F. da S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Polliana Pires do Carmo Alvespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1157590230052268pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Polliana Pires do Carmo Alvespt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1157590230052268pt_BR
dc.contributor.referee2Souto, Ana Kelly Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2335248071313958pt_BR
dc.contributor.referee3Pessoa, Amarildo Fernandespt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6247609107410548pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar a dificuldade dos estudantes do ensino médio em pensar filosoficamente. Realizamos uma pesquisa bibliográfica. Desenvolvemos um questionário que foi respondido por estudantes de escolas estaduais da região de Goiânia. O questionário abordou questões relacionadas ao conteúdo da disciplina de filosofia e sua importância, e o domínio de conteúdo dos professores e estudantes. Os dados foram compilados em gráficos. No primeiro capítulo, discutimos a importância da filosofia no currículo do ensino médio e as dificuldades enfrentadas, como o reconhecimento tardio e a falta de material didático acessível. Também abordamos os desafios apresentados pelas redes sociais no ensino de filosofia, destacando a facilidade de acesso a respostas prontas e a necessidade de cativar os estudantes. No segundo capítulo, enfocamos a influência das redes sociais e da tecnologia na educação, ressaltando seu impacto durante a pandemia da COVID-19. Destacamos a desigualdade de acesso à tecnologia e as vantagens e desvantagens do uso das redes sociais no ensino de filosofia. No terceiro capítulo, abordamos a influência didática do professor de filosofia na assimilação dos conteúdos pelos estudantes, ressaltando a importância da formação continuada e das metodologias de ensino. Também discutimos as dificuldades enfrentadas pelos professores de filosofia no ensino médio e a importância da disciplina para o Enem. Concluímos que a filosofia desempenha um papel fundamental na formação crítica e reflexiva dos estudantes do ensino médio. Apontamos a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e de uma educação ampla, indo além dos conteúdos testados no Enem. Destacamos a importância do professor de filosofia como facilitador do raciocínio filosófico e da utilização adequada das redes sociais como ferramentas de ensino. A pesquisa contribuiu para a compreensão dos desafios enfrentados no ensino de filosofia no ensino médio sugerindo estratégias, melhorando a abordagem e a assimilação dos conteúdos filosóficos pelos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationFilosofiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - FILOSOFIA - FREDERICO 2023-1.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador