PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Letras - Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5960
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A construção imagética da narrativa e da personagem na animação hipermoderna: a viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki: novos olhares estéticos
Autor(es): Brito, Taíse da Silva
Primeiro Orientador: Rodrigues, Maria Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Divino José
Resumo: O presente trabalho realiza análise da animação hipermoderna A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaky, sob o foco da construção imagética da narrativa e da personagem, a partir das noções lipovetskyana de “produção”, “distribuição” e “consumo”, baseado na obra “A estetização do mundo: Viver na era do capitalismo artista” (2015). O estudo possui três forças norteadoras. A primeira visa compreender o processo de construção imagética dos mangás nipônicos na hipermodernidade, analisando os aspectos dessa criação transestética e a aplicabilidade dos estudos sobre os arquétipos de Jung com base na obra “Arquétipos e o inconsciente coletivo Vol. 9/1” (2014) e de Campbell pautado em sua obra “O heroi de mil faces” (2007) como processo criativo coletivo que pode ser percebido nas narrativas. A segunda tem como foco analisar a estruturação da narrativa e da personagem a partir dos conceitos de Jung sobre os arquétipos e de Campbell que discute a teoria da jornada do herói. A terceira busca apresentar um olhar diferenciado sobre a influência das animações na contemporaneidade a fim de evidenciar e demonstrar como essas produções conseguem se instaurar no imaginário coletivo.
Abstract: The present work analyzes the hypermodern animation Spirited Away, by Hayao Miyazaky, focusing on the imagery construction of the narrative and the character, based on the lipovetskyan notions of “production”, “distribution” and “consumption”, based on in the work “The aestheticization of the world: Living in the era of artistic capitalism” (2015). The study has three guiding forces. The first aims to understand the process of imagery construction of Japanese manga in hypermodernity, analyzing aspects of this transaesthetic creation and the applicability of studies on Jung's archetypes based on the work “Arquétipos e o colectivo unconscious Vol. 9/1” (2014) and Campbell based on his work “The hero of a thousand faces” (2007) as a collective creative process that can be perceived in the narratives. The second focuses on analyzing the structure of the narrative and the character based on Jung's concepts of archetypes and Campbell's, who discusses the theory of the hero's journey. The third seeks to present a differentiated look at the influence of animations in contemporary times in order to highlight and demonstrate how these productions manage to establish themselves in the collective imagination. Keywords: animation; archetypes; Chihiro; hypermodernity; heroin.
Palavras-chave: Animação
Arquétipos
Hipermodernidade
Heroína
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5960
Data do documento: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Letras - Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Taise RAG.xml2,05 MBXMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador