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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5867
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Efeitos do exercício físico para a melhora na qualidade de vida em crianças com transtorno do espectro autista |
Autor(es): | Bento, Ademir |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | http://lattes.cnpq.br/3524903131043945 |
metadata.dc.contributor.referee2: | Seabra, André Luis dos Santos |
Resumo: | Resumo - O transtorno do espectro autista (TEA) pode ser entendido como um transtorno de origem neurobiológica que afeta principalmente às áreas da socialização, déficits na comunicação, com padrões de atividades repetitivos e estereotipadas. Objetivo: Analisar os efeitos do exercício físico para a qualidade de vida de pessoas com TEA. Método: Pesquisa de revisão bibliográfica descritiva, de natureza qualitativa, fundamentada em publicações produzidas nos últimos 10 anos. Resultados: O exercício físico é benéfico, pois reduz comportamentos estereotipados e ampliam os níveis de atenção e interação social, podendo promover autonomia, confiança, autoestima e diminuição da ansiedade, nervosismo, inquietação, além de melhorar a coordenação motora e a noção de espaço e tempo. Com isso proporcionando uma melhor qualidade de vida. Conclusão: Constatou-se que o exercício físico exerce um papel fundamental na vida de pessoas autistas, efetivando a inclusão e a prospecção de suas habilidades, trabalhando os aspectos, motor, cognitivo, emocional e comportamental. |
Abstract: | Abstract - Autism spectrum disorder (ASD) can be understood as a disorder of neurobiological origin that mainly affects the areas of socialization, communication deficits, with repetitive and stereotyped activity patterns. Objective: To analyze the effects of physical exercise on the quality of life of people with ASD. Method: Descriptive bibliographic review research, qualitative in nature, based on publications produced in the last 10 years. Results: Physical exercise is beneficial, as it reduces stereotyped behaviors and increases levels of attention and social interaction, which can promote autonomy, confidence, self-esteem and decrease anxiety, nervousness, restlessness, in addition to improving motor coordination and the notion of space and time. This provides a better quality of life. Conclusion: It was found that physical exercise plays a fundamental role in the lives of autistic people, effecting the inclusion and prospecting of their abilities, working on motor, cognitive, emotional and behavioral aspects. |
Palavras-chave: | Exercício físico Qualidade de vida Transtorno do espectro autista |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5867 |
Data do documento: | 19-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
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