PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBento, Ademirpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T13:13:26Z-
dc.date.available2023-06-24T13:13:26Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5867-
dc.description.abstractAbstract - Autism spectrum disorder (ASD) can be understood as a disorder of neurobiological origin that mainly affects the areas of socialization, communication deficits, with repetitive and stereotyped activity patterns. Objective: To analyze the effects of physical exercise on the quality of life of people with ASD. Method: Descriptive bibliographic review research, qualitative in nature, based on publications produced in the last 10 years. Results: Physical exercise is beneficial, as it reduces stereotyped behaviors and increases levels of attention and social interaction, which can promote autonomy, confidence, self-esteem and decrease anxiety, nervousness, restlessness, in addition to improving motor coordination and the notion of space and time. This provides a better quality of life. Conclusion: It was found that physical exercise plays a fundamental role in the lives of autistic people, effecting the inclusion and prospecting of their abilities, working on motor, cognitive, emotional and behavioral aspects.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.titleEfeitos do exercício físico para a melhora na qualidade de vida em crianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003622639575006pt_BR
dc.contributor.referee1http://lattes.cnpq.br/3524903131043945pt_BR
dc.contributor.referee1LattesMoraes, Rafael Felipe dept_BR
dc.contributor.referee2Seabra, André Luis dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262512709629375pt_BR
dc.description.resumoResumo - O transtorno do espectro autista (TEA) pode ser entendido como um transtorno de origem neurobiológica que afeta principalmente às áreas da socialização, déficits na comunicação, com padrões de atividades repetitivos e estereotipadas. Objetivo: Analisar os efeitos do exercício físico para a qualidade de vida de pessoas com TEA. Método: Pesquisa de revisão bibliográfica descritiva, de natureza qualitativa, fundamentada em publicações produzidas nos últimos 10 anos. Resultados: O exercício físico é benéfico, pois reduz comportamentos estereotipados e ampliam os níveis de atenção e interação social, podendo promover autonomia, confiança, autoestima e diminuição da ansiedade, nervosismo, inquietação, além de melhorar a coordenação motora e a noção de espaço e tempo. Com isso proporcionando uma melhor qualidade de vida. Conclusão: Constatou-se que o exercício físico exerce um papel fundamental na vida de pessoas autistas, efetivando a inclusão e a prospecção de suas habilidades, trabalhando os aspectos, motor, cognitivo, emocional e comportamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationEducação Física - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - ADEMIR BENTO..pdf779,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador