PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciência da Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Iago Correia dept_BR
dc.date.accessioned2023-06-23T20:32:38Z-
dc.date.available2023-06-23T20:32:38Z-
dc.date.issued2023-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5852-
dc.description.abstractInnovation plays a key role in entrepreneurship and can be classified based on the impact it generates on products and processes. To maintain the sustainability of innovation, organizations must constantly replace existing products, processes, and services with more effective solutions. In this regard, research and development (R&D) capabilities, the development of core competencies, and the enhancement of business-specific capabilities play a crucial role. In the context of small and medium enterprises, the adoption of agile methodologies can contribute to the increase of competitive capacity. For example, the use of the checklist through the Kanban methodology allows a more effective visualization of organizational processes. However, there is a scarcity of research investigating the relationship between entrepreneurship and agile methods, which makes a more in-depth study in this area necessary. This paper aims to present how agile methodologies can influence competitiveness, highlighting the importance of methodologies that can help entrepreneurs in the implementation of products, services, and organizational processes. To achieve this goal, relevant concepts are addressed, such as strategic planning, agile methods, and innovation, in order to provide an in-depth understanding of the theme. The bibliographic research of articles related to the theme was the method used in this study. It is concluded that, in the context of small and mediumsized companies, the adoption of agile methodologies can boost competitiveness by enabling greater responsiveness to market demands and opportunities. However, additional research is needed to further the understanding of the relationship between entrepreneurship and agile methods.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectMetodologias ágeispt_BR
dc.titleInfluência da aplicação dos métodos ágeis para a competitividade nas pequenas e médias empresaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Abadia, Fernando Gonçalvespt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6282-7922pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3382052342707576pt_BR
dc.contributor.referee1Vinhal, Gustavo Siqueirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227400971565575pt_BR
dc.contributor.referee2Christino, Gustavo Hilário de Lirapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7022702814579994pt_BR
dc.description.resumoA inovação desempenha um papel fundamental no empreendedorismo, podendo ser classificada com base no impacto que gera nos produtos e processos. Para manter a sustentabilidade da inovação, as organizações devem constantemente substituir produtos, processos e serviços existentes por soluções mais eficazes. Nesse sentido, a capacidade de pesquisa e desenvolvimento (P&D), o desenvolvimento de competências essenciais e o aprimoramento das capacidades específicas nos negócios desempenham um papel crucial. No contexto das pequenas e médias empresas, a adoção de metodologias ágeis pode contribuir para o aumento da capacidade competitiva. Por exemplo, a utilização do checklist por meio da metodologia Kanban permite uma visualização mais efetiva dos processos organizacionais. No entanto, há uma escassez de pesquisas que investiguem a relação entre empreendedorismo e métodos ágeis, o que torna necessário um estudo mais aprofundado nessa área. Este trabalho tem como objetivo apresentar como as metodologias ágeis podem influenciar na competitividade, destacando a importância de metodologias que podem auxiliar os empreendedores na implementação de produtos, serviços e processos organizacionais. Para alcançar esse objetivo, são abordados conceitos relevantes, como planejamento estratégico, métodos ágeis e inovação, a fim de fornecer uma compreensão aprofundada do tema. A pesquisa bibliográfica de artigos relacionados ao tema foi o método utilizado neste estudo. Conclui-se que, as pequenas e médias empresas, a adoção de metodologias ágeis pode impulsionar a competitividade ao permitir uma maior capacidade de resposta às demandas e oportunidades de mercado. No entanto, é necessário realizar pesquisas adicionais para aprofundar a compreensão da relação entre empreendedorismo e métodos ágeis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.degree.graduationCiências da Computaçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Iago Correa de Sousa - TCC Final.pdf431,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador