PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciência da Computação
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cardbattle: desenvolvimento de um jogo de cartas utilizando estrutura de dados
Autor(es): Latorraca, Giulianno Giancarlo
Primeiro Orientador: Abadia, Fernando Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Vinhal, Gustavo Siqueira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Solange da
Resumo: O baralho convencional é amplamente conhecido e apreciado por jogadores de todo o mundo. No entanto, suas variações e adaptações têm dado muitas origens a novas abordagens e estratégias ao explorar os baralhos personalizados. Os jogos de cartas com baralhos personalizados são aqueles em que as cartas são pensadas e desenvolvidas exclusivamente para um jogo específico, proporcionando uma experiência única e cativante para os jogadores. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um jogo de cartas inovador e envolvente, utilizando um baralho personalizado e a engine para o desenvolvimento de jogos, chamada GameMaker Studio 2. Além disso, serão aplicadas práticas e conceitos de programação em Estrutura de Dados para otimizar e aprimorar a funcionalidade do jogo. A criação de um baralho personalizado permite uma maior identificação e imersão dos jogadores no universo do jogo, onde cada carta é cuidadosamente projetada, levando em consideração elementos como design, valor numérico para o ataque ou defesa e onde uma carta poderá ser posicionada durante a partida. Essa personalização proporciona uma experiência única e diferenciada, tornando o jogo mais envolvente e estimulante. A engine GameMaker Studio 2 será utilizada como uma ferramenta para o desenvolvimento do jogo, onde a mesma oferece recursos avançados e uma interface intuitiva, permitindo a criação de mecânicas de jogo complexas e interativas. Através desse motor gráfico, será possível implementar as regras do jogo, gerenciar as interações entre as cartas e criar uma experiência visualmente atraente para os jogadores. A aplicação de práticas de programação em Estrutura de Dados irá desempenhar um grande papel fundamental no desenvolvimento do jogo. Serão utilizadas estruturas de pilhas para gerenciar a ordem das cartas e as interações entre elas. Além disso, técnicas de embaralhamento e aleatoriedade serão aplicadas para garantir a imprevisibilidade e o desafio estratégico do jogo. Ao final do projeto, espera-se obter um jogo de cartas com um baralho personalizado que seja divertido, estimulante e capaz de atrair uma variedade de jogadores. A criação desse jogo contribuirá não apenas para o desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas, mas também para a expansão do conhecimento na área de desenvolvimento de jogos.
Abstract: The conventional deck of cards is widely known and appreciated by players around the world. However, its variations and adaptations have given rise to new approaches and strategies when exploring custom decks. Card games with custom decks are those in which the cards are designed and developed exclusively for a specific game, providing a unique and captivating experience for players. The objective of this work is the development of an innovative and engaging card game using a custom deck and the game development engine called GameMaker Studio 2. Additionally, programming practices and concepts in Data Structures will be applied to optimize and enhance the game's functionality. Creating a custom deck allows for greater identification and immersion of players in the game universe, where each card is carefully designed, taking into consideration elements such as design, numeric value for attack or defense, and where a card can be positioned during the game. This customization provides a unique and differentiated experience, making the game more immersive and stimulating. The GameMaker Studio 2 engine will be used as a tool for game development, offering advanced features and an intuitive interface, enabling the creation of complex and interactive gameplay mechanics. Through this graphics engine, it will be possible to implement the game rules, manage interactions between cards, and create a visually appealing experience for players. The application of programming practices in Data Structures will play a crucial role in the game's development. Stack structures will be used to manage the order of cards and interactions between them. Additionally, shuffling and randomness techniques will be applied to ensure unpredictability and strategic challenge in the game. At the end of the project, it is expected to obtain a card game with a custom deck that is fun, stimulating, and capable of attracting a variety of players. The creation of this game will contribute not only to the development of technical and creative skills but also to the expansion of knowledge in the game development field.
Palavras-chave: Baralho personalizado
Jogo de cartas
GameMaker Studio 2
Estrutura de dados
Desenvolvimento de jogos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5850
Data do documento: 16-Jun-2023
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