PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5798
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Acupuntura sobre a lombalgia crônica inespecífica
Autor(es): Melo, Mara Núbia Souza de
Primeiro Orientador: Viana, Fabiana Pavan
metadata.dc.contributor.referee1: Cascalho, Lorena de Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Basso Filho, Marco Antonio
Resumo: Resumo: Essa pesquisa promoverá maior entendimento quanto a forma de aplicação de acupuntura que deve ser utilizada pelos fisioterapeutas nos indivíduos com lombalgia crônica inespecífica. Assim como será importante para os pacientes que necessitam de uma resposta efetiva para a solução de suas dores. Objetivo: Verificar os efeitos da acupuntura na lombalgia crônica inespecífica bem como analisar qual o perfil sociodemográfico de indivíduos com lombalgia crônica inespecífica submetidos à acupuntura. Metodologia: A busca foi realizada nos meses de agosto de 2022 a junho de 2023, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e nas bases de dados: PubMed, Scopus, Web of Science. Foram considerados os últimos 20 anos (2002 até 2016). Foram incluídos artigos em português, inglês, que foram publicados e indexados nos referidos bancos de dados. Resultados: Foram encontrados 11 estudos. De acordo com a pesquisa foi verificado que o perfil sociodemográfico dos participantes é, em sua grande maioria, mulheres com idade média de 40 anos, participando do estudo com uma frequência de 2 sessões por semana e tempo diário de procedimento com duração de até 20 minutos, sendo a modalidade de atendimento a acupuntura convencional. Nos estudos que não 8 tiveram melhora significativa na dor foi verificado que o protocolo de tratamento foi de apenas uma sessão por semana, no outro não houve descrição de intensidade e duração. Conclusão: Sugere-se que mais estudos aconteçam de forma inadiáveis, a fim de explorar os pontos utilizados na acupuntura para dor lombar crônica inespecífica, pois sem a descrição dos pontos, é árduo reproduzir os protocolos e realizar intervenções compatíveis entre si.
Palavras-chave: Acupuntura
Lombalgia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5798
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Mara Nubia 2023 1.pdf667,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador