PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5719
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Espectro de bioatividade in silico de compostos da espécie vegetal Eschscholzia californica
Autor(es): Melo, Ana Beatriz Ferro de
Coelho, Eduardo Chaves Ferreira
Primeiro Orientador: Borges, Leonardo Luiz
Resumo: As plantas medicinais são usadas para fins terapêuticos desde os primórdios da humanidade, o que ao longo do tempo levou à descoberta científica de vários metabólitos que hoje fazem parte das possibilidades terapêuticas disponíveis. A Eschscholzia Californica é encontrada nas Américas e tem grande potencial de adaptação ao clima temperado e é conhecida popularmente como “papoula da california”. O presente estudo teve como objetivo a análise bioquímica e funcional dos compostos majoritários da espécie Eschscholzia Californica por meio de ferramentas in silico que possibilitaram elucidar e concretizar os seus potenciais efeitos terapêuticos, já que a planta é utilizada como ansiolítico e sedativo na fitoterapia e medicina popular. Desse modo, através de pesquisas em artigos científicos, os compostos mais promissores da espécie foram catalogados e isolados com o intuito de estabelecer os compostos com maiores efeitos terapêuticos. A reticulina, a protopina e a N-Metillaurotetanina (NMT) foram as substâncias que apresentaram bioatividade relacionada a mecanismos envolvidos na fisiopatologia da depressão. Através de plataformas e softwares de metodologias in silico, foram analisadas as possíveis interações e mecanismos de ação dessas substâncias no organismo humano. As substâncias apresentaram baixa toxicidade, permeabilidade com a barreira hematoencefálica e atividade na recaptação de serotonina em ligação ao transportador nas vias sinápticas. As análises computacionais mostraram que as ligações possibilitam uma inibição da recaptação de serotonina, que é a principal atividade realizada pelos medicamentos utilizados na terapêutica da depressão. Dessa forma, o estudo possibilitará, posteriormente, análises in vitro e in vivo com os referidos compostos de maneira a contribuir para a triagem de novos medicamentos com efeitos ansiolíticos e sedativos.
Palavras-chave: Plantas medicinais
Ansiolíticos
Docking molecular
Antidepressivos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5719
Data do documento: 19-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Final 1 - Ana Beatriz Ferro e Eduardo Coelho.docx284,01 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador