PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5714
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A implementação da Convenção de Haia no Brasil
Autor(es): Ferreira, Amanda Rodrigues
Primeiro Orientador: Santos, Nivaldo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Gonzaga, Fausto Mendanha
Resumo: Atualmente, com o processo de globalização, foi observado no mundo o estreitamento de suas fronteiras, ou seja, o tráfego de indivíduos de diversas nacionalidades de forma mais natural e pacífica. Contudo, também resultou-se em episódios de retiradas ilícitas de crianças que preocuparam nações em todo o mundo e atormentou famílias. A resposta foi dada por meio da criação de um documento internacional que ajuda a solucionar tais casos e a trazer de volta para as suas famílias, as crianças vítimas de sequestro. Em se tratando dos aspectos civis do Sequestro Internacional de Crianças, a Convenção da Haia de 1980 surge com a finalidade de diminuir e desestimular tais casos. O presente trabalho irá se concentrar no estudo da aplicabilidade da Convenção de Haia, sua procedência, como proceder em casos de sequestro de crianças no país, como o Brasil aplica tal convenção, e quais os problemas enfrentados no país para a sua implementação. Neste sentido, busca-se estudar a representação da Convenção de Haia nos cenários nacional e internacional. Assim, para esse fim, o seguinte estudo foi escrito pelo método dedutivo, por meio de uma pesquisa bibliográfica de doutrinadores do assunto, assim como normas e jurisprudências e com a aplicação das normas da ABNT.
Palavras-chave: Convenção de Haia
Direito internacional
Cooperação internacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5714
Data do documento: 15-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AMANDA RODRIGUES FERREIRA.pdf283,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador