PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5693
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relação da obesidade com a vitamina D, TSH e PSA
Autor(es): Paula, Isadora Garcia de
Rocha, Tais Garcia
Primeiro Orientador: Gomes, Clayson Moura
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Roberpaulo Anacleto
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Luana Gomes
Resumo: Introdução: A obesidade é um dos principais problemas de saúde pública, apresentando etiologia advinda de vários fatores. Alterações endócrinas são descritas na obesidade, porém não é conhecido se as modificações são meramente adaptativas e fisiológicas ou se possuem algum papel na gênese e perpetuação da obesidade. Sabe-se que a obesidade demonstra alterações no eixo tireotrófico como respostas para a manutenção do peso corporal, predispõe à deficiência de vitamina D e anormalidades da glicose, e, ademais, é umas das controvérsias que ainda cercam o exame de rastreamento do câncer de próstata. Logo, torna-se coerente a importância que conhecer e caracterizar o perfil hormonal peculiar do paciente obeso e auxiliar no entendimento e conseguinte possibilidade de planejamento de um tratamento otimizado. Objetivo: Considerar e explicitar as mudanças fisiológicas de valores de vitamina D, PSA e TSH existentes em indivíduos obesos, amplamente estudadas na literatura. Metodologia: Trata-se de um delineamento transversal e retrospectivo com base populacional, sendo os policiais militares e seus dependentes, que visou analisou dados em registros do Hospital da Polícia Militar de Goiânia. Resultados e Discussão: Constatou-se que independente do sexo quando se foi analisado o IMC, aqueles pacientes que apresentam um maior índice de IMC, concomitantemente possuem valores de TSH alterados. Os resultados demonstraram que a concentração sérica de PSA está diretamente associada à idade, à utilização de medicamentos e ao IMC dos indivíduos. No presente estudo não foi obtida uma associação significativo (p > 0,05), entre o IMC e os níveis séricos de vitamina D. Conclusão: Foram observadas associações existentes entre os fatores hormonais e neuroquímicos com a obesidade. E, diante do crescimento endêmico dessa doença, é crucial o conhecimento sobre a relação hormonal relacionada com o excesso de peso, para que, as associações demonstradas nesse estudo promovam o melhor entendimento da doença.
Palavras-chave: Hormônios
Obesidade
Vitamina D
PSA
TSH
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5693
Data do documento: 18-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC RAG_ isadora e Taís.pdf92,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador