PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5663
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A crise do sistema prisional brasileiro e os desafios da ressocialização
Autor(es): Noletto, Zannfir Gomes
Primeiro Orientador: Paula, Gil Cesar Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Marina Rúbia Mendonça Lôbo de
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal analisar a realidade do sistema prisional brasileiro, em particular o seu propósito de ressocializar os detentos, a fim de avaliar a eficácia desse processo. Ao longo dos diferentes períodos históricos e suas respectivas abordagens punitivas, busca-se identificar os problemas presentes no sistema atual, compreender as transformações ocorridas ao longo do tempo e propor medidas necessárias para uma ressocialização efetiva. A problemática central envolveu a investigação da eficácia da ressocialização no sistema prisional brasileiro. A despeito do objetivo declarado de promover a reintegração dos detentos à sociedade, há dúvidas sobre a efetividade das políticas e práticas adotadas. O aumento da taxa de reincidência criminal e as condições precárias nas unidades prisionais são indicativos de que algo está falhando nesse processo. A motivação para a realização deste estudo residiu na importância de compreender e buscar soluções para os desafios enfrentados pelo sistema prisional brasileiro. A ressocialização eficaz dos detentos não apenas contribui para a redução da criminalidade, mas também promove a justiça social e o respeito aos direitos humanos. Portanto, é fundamental examinar de forma crítica as políticas e práticas vigentes, a fim de identificar as lacunas existentes e propor alternativas que levem a uma ressocialização mais eficiente e duradoura. Assim, este trabalho propos a realizar uma análise abrangente do sistema prisional brasileiro, com ênfase na ressocialização dos detentos. Serão investigados os problemas enfrentados atualmente, levando em consideração as mudanças ocorridas ao longo dos diferentes períodos históricos. Por meio de uma abordagem crítica, serão apresentadas propostas de mudanças que visam promover a efetiva reintegração dos detentos à sociedade, com base em evidências e boas práticas nacionais e internacionais.
Palavras-chave: Sistema penitenciário
Ressocialização
Efetividade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5663
Data do documento: 31-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC-final-ZANNFIR-2023-1.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador