PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/562
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A integração do apenado na sociedade: a importância do método das APAC’s
Autor(es): Franco, Carla Maria Cassimiro
Primeiro Orientador: Carvalho, Marina Rúbia Mendonça Lôbo de
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro Junior, Euripedes Clementino
Resumo: Os presídios brasileiros possuem condições precárias para o encarceramento do apenado, não é novidade. Além, desse problema de precariedade o sistema prisional brasileiros possui diversos problemas, a serem analisados, entre eles, um indicador da ineficiência do sistema é dificuldade de inserção do apenado na sociedade. A intenção do presente trabalho é apresentar uma maneira alternativa para aplicação lei de Execução Penal, que é o método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), que visa humanização do cumprimento da pena privativa de liberdade, e que o método é todo voltado para a valorização do ser. A partir da observação da evolução dos métodos punitivos, das dificuldades enfrentadas pelos apenados na inserção na sociedade e da metodologia do método APAC, é possível compreender que o sistema prisional comum brasileiro é Ultrapassado.Tal sistema é ineficaz e não dá segurança de que o indivíduo esteja recuperado para conviver em sociedade. Assim sendo, é de grande importância social a discussão do tema. Conclui se, que o método é uma forma eficaz à luz da Lei de Execução Penal, pois APAC aplica de forma correta e prec isa o que dispõe na lei, cumprido o objetivo de recupera e reintegrar o apenado, na sociedade.A elaboração do trabalho utilizou dos métodos científicos pelo modelo indutivo e da observação na medida em que são analisados os modelos tradicionais de presídi os e o modelo APAC, no sentido de promover a inserção do apenado para o melhor.
Palavras-chave: Ressocialização
APAC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/562
Data do documento: 5-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Concluido-com a resolução n038-2020.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador