PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Contábeis
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do nível de qualificação dos contabilistas em Tecnologia da Informação (TI)
Título(s) alternativo(s): Analysis of the qualification level of accountants in Information Technology (IT)
Autor(es): Tenorio, Eduarda Ferreira
Primeiro Orientador: Oliveira, Elis Regina de
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira Neto, Brasilino José
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Ronivaldo Alcebiades
Resumo: este artigo teve por objetivo principal analisar o nível de qualificação dos Contabilistas em Tecnologia da Informação (TI), no Estado de Goiás; e específico verificar a associação entre o perfil socioeconômico e profissional e o uso das tecnologias disruptivas. Aplicaram-se técnicas de pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa e feita por levantamento (survey). O questionário foi estruturado com vista a obter o perfil socioeconômico, profissional e nível de conhecimento em relação às TIs, com amostra composta por 61 participantes. Utilizaram-se as técnicas de frequências relativas e absolutas; e testes de associação de Pearson e V de Cramer. Os principais resultados na amostra indicam predomínio por: mulheres (52,46%); profissionais com mais de vinte anos de experiência (27,87%); com remuneração acima de sete Salários-Mínimos (34,43%); pós-graduados (47,54%); possuem conhecimento com nível intermediário e avançado das tecnologias disruptivas - Nuvem, Big Data, Inteligência Artificial e Blockchain (50%). Conforme testes de associação, com 95% de confiança, os Contabilistas da amostra com conhecimento das tecnologias disruptivas apresentam alto grau de escolaridade; atuam como gestores; com maior tempo de experiência profissional e conhecimento de sistema integrado de gerenciamento (ERP). Esse estudo contribui com a literatura ao evidenciar que os conhecimentos dessas tecnologias disruptivas ainda estão no nível de gestão, que usam sistema integrado de gerenciamento. E podem sugerir às entidades representantes dos Contabilistas cursos de aperfeiçoamento tecnológico no uso de produtos/serviços utilizados para o exercício da atividade profissional, envolvendo as novas tecnologias; além de atualizações dos currículos de formação em contabilidade.
Abstract: this article aims to analyze the level of qualification of accountants in Information Technology (IT) in the state of Goiás, Brazil. Specifically, it seeks to examine the association between socioeconomic and professional profiles and the use of disruptive technologies. Descriptive research techniques were applied, using a qualitative-quantitative approach and a survey method. The questionnaire was structured to gather socioeconomic and professional profiles, as well as the level of knowledge regarding IT. The sample consisted of 61 participants. Relative and absolute frequency techniques were used, along with Pearson's correlation tests and Cramer's V. The main results from the sample indicate the following: a majority of female participants (52.46%); professionals with over twenty years of experience (27.87%); remuneration above seven minimum wages (34.43%); postgraduates (47.54%); intermediate and advanced knowledge of disruptive technologies (Cloud, Big Data, Artificial Intelligence, and Blockchain) (50%). According to the association tests, with 95% confidence, accountants in the sample who possess knowledge of disruptive technologies have a higher level of education, work as managers, have more professional experience, and knowledge of integrated management systems (ERP). This study contributes to the literature by highlighting that knowledge of these disruptive technologies is still at the management level, with the use of integrated management systems. It suggests that representative entities of accountants should offer technological improvement courses on products/services used in professional activities, involving new technologies, as well as updates to accounting training curricula. KEYWORDS: Accounting technology; Continuing education in accounting; Disruptive technologies; Integrated management system; Accounting 4.0.
Palavras-chave: Tecnologia contabilidade
Formação continuada contabilidade
Tecnologias disruptivas
Sistema integrado de gerenciamento
Contabilidade 4.0
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5605
Data do documento: 7-Jun-2023
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