PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTenorio, Eduarda Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-16T21:43:34Z-
dc.date.available2023-06-16T21:43:34Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5605-
dc.description.abstractthis article aims to analyze the level of qualification of accountants in Information Technology (IT) in the state of Goiás, Brazil. Specifically, it seeks to examine the association between socioeconomic and professional profiles and the use of disruptive technologies. Descriptive research techniques were applied, using a qualitative-quantitative approach and a survey method. The questionnaire was structured to gather socioeconomic and professional profiles, as well as the level of knowledge regarding IT. The sample consisted of 61 participants. Relative and absolute frequency techniques were used, along with Pearson's correlation tests and Cramer's V. The main results from the sample indicate the following: a majority of female participants (52.46%); professionals with over twenty years of experience (27.87%); remuneration above seven minimum wages (34.43%); postgraduates (47.54%); intermediate and advanced knowledge of disruptive technologies (Cloud, Big Data, Artificial Intelligence, and Blockchain) (50%). According to the association tests, with 95% confidence, accountants in the sample who possess knowledge of disruptive technologies have a higher level of education, work as managers, have more professional experience, and knowledge of integrated management systems (ERP). This study contributes to the literature by highlighting that knowledge of these disruptive technologies is still at the management level, with the use of integrated management systems. It suggests that representative entities of accountants should offer technological improvement courses on products/services used in professional activities, involving new technologies, as well as updates to accounting training curricula. KEYWORDS: Accounting technology; Continuing education in accounting; Disruptive technologies; Integrated management system; Accounting 4.0.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectTecnologia contabilidadept_BR
dc.subjectFormação continuada contabilidadept_BR
dc.subjectTecnologias disruptivaspt_BR
dc.subjectSistema integrado de gerenciamentopt_BR
dc.subjectContabilidade 4.0pt_BR
dc.titleAnálise do nível de qualificação dos contabilistas em Tecnologia da Informação (TI)pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the qualification level of accountants in Information Technology (IT)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0003-0232-5511pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Elis Regina dept_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6947-4755pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9679012608300342pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira Neto, Brasilino Josépt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9521046894922524pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Ronivaldo Alcebiadespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3063192145557850pt_BR
dc.description.resumoeste artigo teve por objetivo principal analisar o nível de qualificação dos Contabilistas em Tecnologia da Informação (TI), no Estado de Goiás; e específico verificar a associação entre o perfil socioeconômico e profissional e o uso das tecnologias disruptivas. Aplicaram-se técnicas de pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa e feita por levantamento (survey). O questionário foi estruturado com vista a obter o perfil socioeconômico, profissional e nível de conhecimento em relação às TIs, com amostra composta por 61 participantes. Utilizaram-se as técnicas de frequências relativas e absolutas; e testes de associação de Pearson e V de Cramer. Os principais resultados na amostra indicam predomínio por: mulheres (52,46%); profissionais com mais de vinte anos de experiência (27,87%); com remuneração acima de sete Salários-Mínimos (34,43%); pós-graduados (47,54%); possuem conhecimento com nível intermediário e avançado das tecnologias disruptivas - Nuvem, Big Data, Inteligência Artificial e Blockchain (50%). Conforme testes de associação, com 95% de confiança, os Contabilistas da amostra com conhecimento das tecnologias disruptivas apresentam alto grau de escolaridade; atuam como gestores; com maior tempo de experiência profissional e conhecimento de sistema integrado de gerenciamento (ERP). Esse estudo contribui com a literatura ao evidenciar que os conhecimentos dessas tecnologias disruptivas ainda estão no nível de gestão, que usam sistema integrado de gerenciamento. E podem sugerir às entidades representantes dos Contabilistas cursos de aperfeiçoamento tecnológico no uso de produtos/serviços utilizados para o exercício da atividade profissional, envolvendo as novas tecnologias; além de atualizações dos currículos de formação em contabilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6777631515603584pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II Eduarda Ferreira Tenório 2023 1.pdf
  Restricted Access
623,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador