PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abordagem fonoaudiológica em um centro de reabilitação de fissuras labiopalatinas na cidade de Goiânia
Autor(es): Silva, Luciene Ferreira da
Primeiro Orientador: Fernandes, Sandra de Freitas Paniago
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Eliana Souza da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Camarano, Marília Rabelo Holanda
Resumo: Introdução: As fissuras labiopalatinas são anomalias craniofaciais que ocorrem no período embrionário, acarretando diversas consequências na vida do bebê, como problemas alimentares, alterações de fala, distúrbios respiratórios e dificuldades auditivas. A avaliação e intervenção em pacientes com fissura labiopalatina abrangem uma equipe multiprofissional, incluído pediatra, cirurgião dentista, psicólogo, nutricionistas, cirurgião dentista e o fonoaudiólogo. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado em reabilitar as funções e prevenir alterações (CYMROT, 2010; SILVESTRE, 2020). Objetivo: Descrever a atuação fonoaudiológica em sujeitos com fissura labiopalatina de um Centro de Reabilitação de fissuras de um hospital na cidade de Goiânia. Método: Tratou-se de uma pesquisa quantitativa do tipo retrospectivo, descritivo, realizada no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente. Foi constituída por uma coleta de dados do tipo documental. Resultados: A fissura com maior prevalência foi a transforame ( 60%), a relação do tipo de fissura com sexo observou predominância da pós-forame no sexo feminino (67%) e transforame no sexo masculino (60%). Foram encontradas alterações nas áreas de Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz e Audição. Os resultados mais predominantes foram hiper nasalidade (32%), atraso de linguagem (17%) e distúrbios articulatórios (16%). E os tipos de intervenção mais encontrados foram treino articulatório (32%), mímica facial (10%) e respiração diafragmática (8%)
Abstract: Introduction: Cleft lip and palate are craniofacial anomalies that occur in the embryonic period, causing several consequences in the baby's life, such as eating problems, speech disorders, complaints and hearing difficulties. The evaluation and intervention in patients with cleft lip and palate involve a multidisciplinary team, including pediatricians, dentists, psychologists, nutritionists, dentists and speech therapists. The speech therapist is the professional trained to rehabilitate functions and prevent alterations (CYMROT, 2010; SILVESTRE, 2020). Objective: To describe speech therapy in subjects with cleft lip and palate at a cleft rehabilitation center at a hospital in the city of Goiânia. Method: This was a quantitative, retrospective, descriptive study carried out at the State Hospital for Children and Adolescents. It was fixed by a documentary-type data collection. Results: The cleft with the highest prevalence was the transforamen (60%), the relationship between the type of cleft and gender showed a predominance of the post-foramen in females (67%) and transforamen in males (60%). Alterations were found in the areas of Language, Orofacial Motricity, Voice and Hearing. The most predominant results were hypernasality (32%), language delay (17%) and articulatory disorders (16%). And the most common types of intervention were articulatory training (32%), facial mime (10%) and diaphragmatic (8%)
Palavras-chave: Anomalias
Fissuras labiopalatinas
Fonoaudiologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5586
Data do documento: 19-Nov-2022
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