PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luciene Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-06T17:38:53Z-
dc.date.available2023-03-06T17:38:53Z-
dc.date.issued2022-11-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5586-
dc.description.abstractIntroduction: Cleft lip and palate are craniofacial anomalies that occur in the embryonic period, causing several consequences in the baby's life, such as eating problems, speech disorders, complaints and hearing difficulties. The evaluation and intervention in patients with cleft lip and palate involve a multidisciplinary team, including pediatricians, dentists, psychologists, nutritionists, dentists and speech therapists. The speech therapist is the professional trained to rehabilitate functions and prevent alterations (CYMROT, 2010; SILVESTRE, 2020). Objective: To describe speech therapy in subjects with cleft lip and palate at a cleft rehabilitation center at a hospital in the city of Goiânia. Method: This was a quantitative, retrospective, descriptive study carried out at the State Hospital for Children and Adolescents. It was fixed by a documentary-type data collection. Results: The cleft with the highest prevalence was the transforamen (60%), the relationship between the type of cleft and gender showed a predominance of the post-foramen in females (67%) and transforamen in males (60%). Alterations were found in the areas of Language, Orofacial Motricity, Voice and Hearing. The most predominant results were hypernasality (32%), language delay (17%) and articulatory disorders (16%). And the most common types of intervention were articulatory training (32%), facial mime (10%) and diaphragmatic (8%)pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnomaliaspt_BR
dc.subjectFissuras labiopalatinas-
dc.subjectFonoaudiologia-
dc.titleAbordagem fonoaudiológica em um centro de reabilitação de fissuras labiopalatinas na cidade de Goiâniapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Sandra de Freitas Paniagopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7724891897580919pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Eliana Souza da Costapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6090340341501404pt_BR
dc.contributor.referee2Camarano, Marília Rabelo Holandapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6098781136039245pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: As fissuras labiopalatinas são anomalias craniofaciais que ocorrem no período embrionário, acarretando diversas consequências na vida do bebê, como problemas alimentares, alterações de fala, distúrbios respiratórios e dificuldades auditivas. A avaliação e intervenção em pacientes com fissura labiopalatina abrangem uma equipe multiprofissional, incluído pediatra, cirurgião dentista, psicólogo, nutricionistas, cirurgião dentista e o fonoaudiólogo. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado em reabilitar as funções e prevenir alterações (CYMROT, 2010; SILVESTRE, 2020). Objetivo: Descrever a atuação fonoaudiológica em sujeitos com fissura labiopalatina de um Centro de Reabilitação de fissuras de um hospital na cidade de Goiânia. Método: Tratou-se de uma pesquisa quantitativa do tipo retrospectivo, descritivo, realizada no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente. Foi constituída por uma coleta de dados do tipo documental. Resultados: A fissura com maior prevalência foi a transforame ( 60%), a relação do tipo de fissura com sexo observou predominância da pós-forame no sexo feminino (67%) e transforame no sexo masculino (60%). Foram encontradas alterações nas áreas de Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz e Audição. Os resultados mais predominantes foram hiper nasalidade (32%), atraso de linguagem (17%) e distúrbios articulatórios (16%). E os tipos de intervenção mais encontrados foram treino articulatório (32%), mímica facial (10%) e respiração diafragmática (8%)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2320482274760104pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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