PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5571
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comunicação de más notícias em serviços de saúde: revisão da literatura
Autor(es): Souza, Sthefanny Alves de
Primeiro Orientador: Cruvinel, Karla Prado de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Sônia Maria Ribeiro dos
Resumo: INTRODUÇÃO: A comunicação na atenção à saúde é um processo de importância vital, capaz de realizar interação, troca de informação e até grande desenvolvimento. E a comunicação de más notícias é toda informação que pode modificar de forma negativa, parcial ou totalmente a vida de pacientes, familiares e demais envolvidos. OBJETIVO: Descrever o processo de comunicação de más notícias para pacientes e familiares, no âmbito da saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão da literatura, do tipo revisão integrativa, que cumpre as seis fases do processo de elaboração da revisão integrativa: elaboração da pergunta norteadora, busca ou amostragem na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa. Na busca foram encontrados 2.927 artigos no primeiro momento, após a filtragem com os critérios de inclusão restaram 57 artigos, porém apenas seis artigos respondiam os objetivos propostos deste estudo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os estudos mostraram a proposta de dois exemplos de protocolos para más notícias o SPIKES e o PACIENTE, além disso as pesquisas apontam eficácia melhor com a participação de uma equipe multiprofissional. Muitos profissionais não utilizam nenhum meio estratégico para transmissão enfrentando assim diversas dificuldades e barreiras. CONCLUSÃO: Com os resultados é indicado que seja realizada uma revisão nas grades curriculares dos cursos da área da saúde para a inserção do assunto de comunicação de más notícias na formação profissional. É importante uma equipe multiprofissional realizando esse processo de informação. Perante todas essas ações, as dificuldades em transmitir más notícias serão eliminadas e feitas de maneira eficaz.
Palavras-chave: Revelação da verdade
Comunicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5571
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Final Sthefanny.pdfTCC final312,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Sthefanny.pdfTermo autorização372,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador