PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Sthefanny Alves dept_BR
dc.date.accessioned2023-03-03T02:52:15Z-
dc.date.available2023-03-03T02:52:15Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5571-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRevelação da verdadept_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleComunicação de más notícias em serviços de saúde: revisão da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cruvinel, Karla Prado de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9754960193500220pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Sônia Maria Ribeiro dospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2717733450505302pt_BR
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: A comunicação na atenção à saúde é um processo de importância vital, capaz de realizar interação, troca de informação e até grande desenvolvimento. E a comunicação de más notícias é toda informação que pode modificar de forma negativa, parcial ou totalmente a vida de pacientes, familiares e demais envolvidos. OBJETIVO: Descrever o processo de comunicação de más notícias para pacientes e familiares, no âmbito da saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão da literatura, do tipo revisão integrativa, que cumpre as seis fases do processo de elaboração da revisão integrativa: elaboração da pergunta norteadora, busca ou amostragem na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa. Na busca foram encontrados 2.927 artigos no primeiro momento, após a filtragem com os critérios de inclusão restaram 57 artigos, porém apenas seis artigos respondiam os objetivos propostos deste estudo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os estudos mostraram a proposta de dois exemplos de protocolos para más notícias o SPIKES e o PACIENTE, além disso as pesquisas apontam eficácia melhor com a participação de uma equipe multiprofissional. Muitos profissionais não utilizam nenhum meio estratégico para transmissão enfrentando assim diversas dificuldades e barreiras. CONCLUSÃO: Com os resultados é indicado que seja realizada uma revisão nas grades curriculares dos cursos da área da saúde para a inserção do assunto de comunicação de más notícias na formação profissional. É importante uma equipe multiprofissional realizando esse processo de informação. Perante todas essas ações, as dificuldades em transmitir más notícias serão eliminadas e feitas de maneira eficaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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