Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5553
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A matemática no ensino médio: um estudo estabelecendo relações Brasil x Japão |
Autor(es): | Shiraishi, Camila Namie |
Primeiro Orientador: | Pimenta, Adelino Candido |
metadata.dc.contributor.referee1: | Leandro, Bianka Carneiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vieira, Vanda Domingos |
Resumo: | Segundo a Constituição Federal do Brasil, é direito de todo cidadão ter acesso à educação, desde a pré-escola até o ensino superior. Todavia, para garantir tal direito é necessário que haja um sistema que sistematize e organize educação nos países. O sistema educacional compreende a grade curricular, que por sinal sofreu algumas alterações no decorrer dos anos, tanto para o Brasil, quanto para o Japão, trazendo um sistema educacional mais abrangente e completo, devido as demandas da sociedade. O presente trabalho tem como objetivo mostrar as diferenças na grade curricular, especificamente na disciplina de matemática, entre Brasil e Japão. Embora não haja diferença significativa entre as grades curriculares, é notória a diferença entre o ensino dos referidos países, de modo que a diferença na educação se mostra por outros fatores que, somados à grade curricular pode haver grande impacto sobre essa temática. A título de exemplo, no Brasil o ensino de temas como álgebra, expressões numéricas, gráficos, não correlaciona com o cotidiano, de maneira que muitos discentes podem perder o interesse pela disciplina. Já no Japão a matéria é correlacionada com o cotidiano do aluno, além de utilizar computadores ou outras tecnologias para desenvolvimento de gráficos, bem como atividades fora do ambiente escolar como natação ou competições, visitas a bombeiros, dentre outras atividades. |
Palavras-chave: | Educação Sistema educacional Japão Brasil Matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5553 |
Data do documento: | 16-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC - Namie Shiraishi (2).pdf | 623,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador