PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5553
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A matemática no ensino médio: um estudo estabelecendo relações Brasil x Japão
Autor(es): Shiraishi, Camila Namie
Primeiro Orientador: Pimenta, Adelino Candido
metadata.dc.contributor.referee1: Leandro, Bianka Carneiro
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Vanda Domingos
Resumo: Segundo a Constituição Federal do Brasil, é direito de todo cidadão ter acesso à educação, desde a pré-escola até o ensino superior. Todavia, para garantir tal direito é necessário que haja um sistema que sistematize e organize educação nos países. O sistema educacional compreende a grade curricular, que por sinal sofreu algumas alterações no decorrer dos anos, tanto para o Brasil, quanto para o Japão, trazendo um sistema educacional mais abrangente e completo, devido as demandas da sociedade. O presente trabalho tem como objetivo mostrar as diferenças na grade curricular, especificamente na disciplina de matemática, entre Brasil e Japão. Embora não haja diferença significativa entre as grades curriculares, é notória a diferença entre o ensino dos referidos países, de modo que a diferença na educação se mostra por outros fatores que, somados à grade curricular pode haver grande impacto sobre essa temática. A título de exemplo, no Brasil o ensino de temas como álgebra, expressões numéricas, gráficos, não correlaciona com o cotidiano, de maneira que muitos discentes podem perder o interesse pela disciplina. Já no Japão a matéria é correlacionada com o cotidiano do aluno, além de utilizar computadores ou outras tecnologias para desenvolvimento de gráficos, bem como atividades fora do ambiente escolar como natação ou competições, visitas a bombeiros, dentre outras atividades.
Palavras-chave: Educação
Sistema educacional
Japão
Brasil
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5553
Data do documento: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Namie Shiraishi (2).pdf623,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador