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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5553
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Shiraishi, Camila Namie | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-01T12:52:08Z | - |
dc.date.available | 2023-03-01T12:52:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5553 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sistema educacional | - |
dc.subject | Japão | - |
dc.subject | Brasil | - |
dc.subject | Matemática | - |
dc.title | A matemática no ensino médio: um estudo estabelecendo relações Brasil x Japão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pimenta, Adelino Candido | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-2820-8378 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7917516642709787 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leandro, Bianka Carneiro | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9230988579595245 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vieira, Vanda Domingos | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7214304736762912 | pt_BR |
dc.description.resumo | Segundo a Constituição Federal do Brasil, é direito de todo cidadão ter acesso à educação, desde a pré-escola até o ensino superior. Todavia, para garantir tal direito é necessário que haja um sistema que sistematize e organize educação nos países. O sistema educacional compreende a grade curricular, que por sinal sofreu algumas alterações no decorrer dos anos, tanto para o Brasil, quanto para o Japão, trazendo um sistema educacional mais abrangente e completo, devido as demandas da sociedade. O presente trabalho tem como objetivo mostrar as diferenças na grade curricular, especificamente na disciplina de matemática, entre Brasil e Japão. Embora não haja diferença significativa entre as grades curriculares, é notória a diferença entre o ensino dos referidos países, de modo que a diferença na educação se mostra por outros fatores que, somados à grade curricular pode haver grande impacto sobre essa temática. A título de exemplo, no Brasil o ensino de temas como álgebra, expressões numéricas, gráficos, não correlaciona com o cotidiano, de maneira que muitos discentes podem perder o interesse pela disciplina. Já no Japão a matéria é correlacionada com o cotidiano do aluno, além de utilizar computadores ou outras tecnologias para desenvolvimento de gráficos, bem como atividades fora do ambiente escolar como natação ou competições, visitas a bombeiros, dentre outras atividades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dcterms.subject | grade curricular | - |
dc.degree.graduation | Matemática | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Matemática |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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