PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5550
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pessoas com deficiência auditiva em serviços de saúde fragilidade na comunicação e acessibilidade
Autor(es): Jesus, Vitoria Batista de
Primeiro Orientador: Andrade, Glenda Batista de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Vila, Vanessa da Silva Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Resende, Elisangela Euripedes
Resumo: JESUS, V. B. Pessoas com deficiência auditiva em serviços de saúde: fragilidade na comunicação e acessibilidade. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Enfermagem da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Goiânia – Goiás, 2022. Introdução: No âmbito da enfermagem, o diálogo com os pacientes se mostra fundamental. A privação da audição afeta essa relação, sendo necessário que os profissionais de saúde se aprofundem em conhecimentos voltados para melhor assistência e educação de pessoas com deficiência auditiva, para que o cuidado percorra todas suas necessidades humanas básicas. Objetivo: Descrever sobre a acessibilidade e assistência das pessoas portadoras de deficiência auditiva nos serviços de saúde. Método: O estudo se trata de uma revisão narrativa, que consiste em analisar dados acerca de um assunto específico, tema ou problema, a partir de referências teóricas já publicadas anteriormente. Resultados: Ao todo, foram localizadas 411 publicações, das quais foram incluídas 109 pela leitura dos títulos, por atenderem aos critérios de elegilibilidade do estudo. Após leitura dos títulos,foram eleitas para leitura na íntegra 30 artigos, resultando, ao final, em dezesseis (16) artigos selecionados para análise. Discussão: Foi evidenciado que pessoas com deficiência auditiva têm dificuldade em serviços de saúde pela falta de acessibilidade na assistência. Grande parte dos profissionais de saúde entendem que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma forma de comunicação de pessoas com deficiência auditiva, contudo, grande maioria deles não têm conhecimento da língua. É reforçado a importância da inclusão de Libras no currículo acadêmico do curso de enfermagem, visto o prejuízo direto que essa comunicação não eficaz traz ao paciente. Conclusão: A maioria dos profissionais de saúde não tem conhecimento sobre a língua de sinais, devido a isso, recorrem a estratégias não eficazes para tentar melhorar a comunicação com esse público. O letramento em saúde pode ser um importante caminho para melhorar a assistência a pessoas surdas e com deficiência auditiva, portanto capacitações profissionais e discussão sobre a melhoria na qualidade do atendimento deste público se torna necessário, pois são pessoas “surdas que ouvem”.
Palavras-chave: Comunicação
Deficiência auditiva
Enfermagem
Letramento em saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5550
Data do documento: 5-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCCIII-VITORIA-BATISTA-DE-JESUS- 21-12.pdf344,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador