PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Vitoria Batista dept_BR
dc.date.accessioned2023-02-23T16:26:13Z-
dc.date.available2023-02-23T16:26:13Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5550-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectLetramento em saúdept_BR
dc.titlePessoas com deficiência auditiva em serviços de saúde fragilidade na comunicação e acessibilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Glenda Batista de Almeidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0889849028088916pt_BR
dc.contributor.referee1Vila, Vanessa da Silva Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5146388704821838pt_BR
dc.contributor.referee2Resende, Elisangela Euripedespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8905125258803981pt_BR
dc.description.resumoJESUS, V. B. Pessoas com deficiência auditiva em serviços de saúde: fragilidade na comunicação e acessibilidade. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Enfermagem da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Goiânia – Goiás, 2022. Introdução: No âmbito da enfermagem, o diálogo com os pacientes se mostra fundamental. A privação da audição afeta essa relação, sendo necessário que os profissionais de saúde se aprofundem em conhecimentos voltados para melhor assistência e educação de pessoas com deficiência auditiva, para que o cuidado percorra todas suas necessidades humanas básicas. Objetivo: Descrever sobre a acessibilidade e assistência das pessoas portadoras de deficiência auditiva nos serviços de saúde. Método: O estudo se trata de uma revisão narrativa, que consiste em analisar dados acerca de um assunto específico, tema ou problema, a partir de referências teóricas já publicadas anteriormente. Resultados: Ao todo, foram localizadas 411 publicações, das quais foram incluídas 109 pela leitura dos títulos, por atenderem aos critérios de elegilibilidade do estudo. Após leitura dos títulos,foram eleitas para leitura na íntegra 30 artigos, resultando, ao final, em dezesseis (16) artigos selecionados para análise. Discussão: Foi evidenciado que pessoas com deficiência auditiva têm dificuldade em serviços de saúde pela falta de acessibilidade na assistência. Grande parte dos profissionais de saúde entendem que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma forma de comunicação de pessoas com deficiência auditiva, contudo, grande maioria deles não têm conhecimento da língua. É reforçado a importância da inclusão de Libras no currículo acadêmico do curso de enfermagem, visto o prejuízo direto que essa comunicação não eficaz traz ao paciente. Conclusão: A maioria dos profissionais de saúde não tem conhecimento sobre a língua de sinais, devido a isso, recorrem a estratégias não eficazes para tentar melhorar a comunicação com esse público. O letramento em saúde pode ser um importante caminho para melhorar a assistência a pessoas surdas e com deficiência auditiva, portanto capacitações profissionais e discussão sobre a melhoria na qualidade do atendimento deste público se torna necessário, pois são pessoas “surdas que ouvem”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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