PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Jornalismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5545
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Entre vistas” sobre a maternidade solo na sociedade brasileira pós-moderna
Autor(es): Santos, Juliana Heleno dos
Primeiro Orientador: Goos, Maria Carolina Giliolli
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Sabrina Moreira de Morais
Resumo: Este trabalho é a apresentação do livro-reportagem: “Entre Vistas” sobre a maternidade solo na sociedade brasileira pós-moderna e tem como proposta apresentar histórias e relatos, por meio de textos perfis, entrevistas e dados disponíveis, de oito mães que criaram, e/ou criam, seus filhos sem a presença efetiva de seus pais genitores. A escolha do tema se deu a partir de minha própria experiência como filha de uma mãe solo, uma mulher preta, de baixa renda e que para me proporcionar acessos, lutou e ainda luta como empregada doméstica, não porque não possui qualificações para atuar em outras áreas, mas, sobretudo, para ter mais flexibilidade para acompanhar às minhas necessidades específicas como pessoa com deficiênciavisual. Foi observando essa mulher superlativa a quem eu fui ensinada a chamar de mãe, uma mulher que bravamente tem se mantido firme na condução da maternidade solo, que eu passei a me interessar por todas as alegrias e complexidades do ser enquanto mulher em seu ofício de maternar sem o apoio social, psicoemocional, afetivo, presencial e, na maioria das vezes, até mesmo financeiro, do pai da criança. Vale lembrar que este trabalho não quer, de maneira alguma, fazer algum tipo de juízo de caráter sobre quem cria um filho sozinha ou sobre quem também não exerce essa função. Neste caso, as técnicas jornalísticas que tenho aprendido durante a graduação e agora vou desenvolver mais a fundo, vão servir como ferramentas de fala ou dar ainda mais potência para quem está jogando luz no assunto e seus derivados. Eu ainda não sou mãe, mas acredito que a maternagem pode ser uma experiência incrível, independente da maneira que acontecer, e são as histórias por trás dessas maneiras de maternar, de como ocorreu, que quero escutar e ser capaz de transmitir para quem se propuser a ler esse livro e refletir com as narrativas nele presentes. A cada relato, uma oportunidade de nos tonarmos um pouco mais humanos.
Palavras-chave: Livro-reportagem
Jornalismo literário
Maternidade solo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5545
Data do documento: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entre Vistas, sobre a maternidade solo na sociedade brasileira pós-moderna.pdf971,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC Juliana Teórico .docx89,87 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador