PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5525
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O olhar dos graduandos em pedagogia sobre a diversidade nos primeiros anos escolares
Título(s) alternativo(s): O olhar dos graduandos em pedagogia sobre a diversidade nos primeiros anos escolares
Autor(es): Alves, Débora de Castro
Primeiro Orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ana Maria da Conceição
metadata.dc.contributor.referee2: Quimuenhe, Ancha
Resumo: A intencionalidade da pesquisa que deu origem à esta monografia foi de compreender as concepções de graduandos de Pedagogia a respeito da diversidade no processo de ensino-aprendizagem em escolas inclusivas do ensino fundamental, 1ª fase. Inicialmente, realizei um levantamento de teses e dissertações com o tema educação inclusiva, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD , relativos ao período de 2010 a 2020. Foram localizados 12 trabalhos sobre o tema em estudo. Nestes trabalhos foram identificados quatro temáticas que seus autores abordam: Políticas educacionais e gestão na educação inclusiva; Práticas metodológicas educativas na formação de professores; Inclusão com alunos autistas; Concepções de educação inclusiva. Assim, após a análise das teses e dissertações localizadas na BDTD, foi possível estabelecer o problema norteador da pesquisa que resultou nesta monografia: Qual a concepção de escola inclusa está presente no discurso dos graduandos do curso de Pedagogia? O desenvolvimento deste estudo investigativo esteve pautado pelo objetivo geral de analisar a compreensão de professoras, estudantes de pedagogia, sobre a inclusão no processo de ensino-aprendizagem da 1ª fase do ensino fundamental. Como objetivos específicos: 1- explicar a Inclusão escolar, a partir dos pensadores contemporâneos; 2- analisar a legislação relativa à inclusão escolar no sistema educacional brasileiro; 3- explicitar a concepção de graduandos do curso de Pedagogia sobre a diversidade em escolas inclusivas. Para o alcance destes objetivos realizei pesquisa bibliográfica e de campo. Para complementar o referencial bibliográfico foram localizados documentos legais, livros e artigos publicados sobre o assunto, em revistas de grande circulação. Imbricado com a pesquisa bibliográfica foi realizado uma pesquisa de campo, por meio de um questionário, enviado via Google Forms para 10 estudantes do último período do curso de Pedagogia, contendo 10 questões. O resultado desta pesquisa encontra-se nesta monografia, que contém três capítulos. O primeiro capítulo traz uma explicação da escola inclusiva; o segundo apresenta a legislação pertinente à escola inclusiva e o terceiro apresenta a pesquisa de campo com a análise dos dados obtidos. Por fim, nas considerações finais, pontuo que ficou evidenciado que os estudantes de Pedagogia que foram sujeitos deste estudo demonstraram rudimentar conhecimento teórico e prática sobre a educação inclusiva em sala de aula. Isso se deve à inexistência de uma formação consistente sobre esta temática durante o curso, o que traz preocupação com as crianças que no futuro serão confiadas aos novos pedagogos.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Formação do pedagogo
Diversidade
Inclusão escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5525
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Débora de castro Alves (1).pdf725,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador