PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Acidentes na instrução de voo: análise do fator operacional
Título(s) alternativo(s): Accidents in flight instruction: analysis of operational factor
Autor(es): Lima, Arthur Ancrin de
Primeiro Orientador: Bechepeche, Anna Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Monteiro, Raul Francé
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Tammyse Araújo da
Resumo: A aviação de instrução é uma etapa crucial na vida de qualquer piloto. Ao longo do tempo, diversos avanços nos âmbitos do ensino e da prevenção de acidentes ocorreram nesse setor. Entretanto, de 2012 a 2022, houve 213 acidentes envolvendo aeronaves da instrução de voo. Diante disso, é imperioso compreender os motivos que levam a uma situação indesejada em voo, mesmo diante de diversas barreiras defensivas. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo identificar os principais fatores contribuintes para acidentes aeronáuticos envolvendo a instrução de voo e analisar as causas que contribuem para a ocorrência desses fatores. Para isso, utilizou-se da natureza básica de pesquisa, apoiada em procedimentos bibliográficos e documentais. Com base no estudo apresentado, foi possível constatar que 75% dos acidentes estão na área de investigação de fator operacional. Nos últimos 10 anos, os quatro principais fatores contribuintes para 45,45% dos acidentes na instrução de voo foram: julgamento de pilotagem, aplicação dos comandos, supervisão gerencial e pouca experiência do aluno-piloto, todos relacionados à área operacional. Em relação aos problemas administrativos levantados, vale dizer, relacionados ao gerenciamento da instituição, é possível notar que eles afetam diversas escolas no território nacional. Já sobre a experiência, identificou-se que 77% dos acidentes no segmento com esse fator contribuinte ocorreram em operações com dois pilotos a bordo da aeronave. Por fim, sugere-se que sejam aprofundados os estudos acerca de cada um dos fatores contribuintes citados e pertinentes soluções, a fim de que, cada vez mais, o número de ocorrências se aproxime ao zero.
Abstract: Training aviation is a crucial step in any pilot’s life. Over time, several advances in the teaching and accident prevention areas have occurred in this sector. However, from 2012 to 2022, there were 213 accidents involving flight instruction aircrafts. Given this, it is imperative to understand the reasons that lead to an unwanted situation in flight, even consideringseveral defensive barriers. In this sense, this research aims to identify the main contributing factors to aeronautical accidents involving flight instruction and to analyze the causes that contribute to these factors. In order to do so, the basic nature of research, supported by bibliographic and documentary’s procedures, was used. Based on the presented study, it was possible to verify that 75% of the accidents belong to theoperational factor investigation area. In the last 10 years, the four main factors that contribute to 45.45% of accidents in flight instruction were: piloting judgment, command application, managerial supervision and the student pilot's little experience, all of them related to the operational area. Regarding the administrative problems brought up, it is worth saying, related to the institution management, it is possible to notice that they affect several schools in the national territory. Concerning experience, it was identified that 77% of accidents in the segment with this contributing factor occurred in operations with two pilots on board the aircraft.Finally, it is suggested that further studies should be carried out on each of the aforementioned contributing factors and on the relevant solutions, so that, more and more, the number of occurrences approaches to zero.
Palavras-chave: Instrução de voo
Acidentes
Julgamento de pilotagem
Supervisão gerencial
Pouca experiência do piloto
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5503
Data do documento: 8-Dez-2022
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