PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5503
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Arthur Ancrin dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-23T18:10:03Z-
dc.date.available2022-12-23T18:10:03Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5503-
dc.description.abstractTraining aviation is a crucial step in any pilot’s life. Over time, several advances in the teaching and accident prevention areas have occurred in this sector. However, from 2012 to 2022, there were 213 accidents involving flight instruction aircrafts. Given this, it is imperative to understand the reasons that lead to an unwanted situation in flight, even consideringseveral defensive barriers. In this sense, this research aims to identify the main contributing factors to aeronautical accidents involving flight instruction and to analyze the causes that contribute to these factors. In order to do so, the basic nature of research, supported by bibliographic and documentary’s procedures, was used. Based on the presented study, it was possible to verify that 75% of the accidents belong to theoperational factor investigation area. In the last 10 years, the four main factors that contribute to 45.45% of accidents in flight instruction were: piloting judgment, command application, managerial supervision and the student pilot's little experience, all of them related to the operational area. Regarding the administrative problems brought up, it is worth saying, related to the institution management, it is possible to notice that they affect several schools in the national territory. Concerning experience, it was identified that 77% of accidents in the segment with this contributing factor occurred in operations with two pilots on board the aircraft.Finally, it is suggested that further studies should be carried out on each of the aforementioned contributing factors and on the relevant solutions, so that, more and more, the number of occurrences approaches to zero.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstrução de voopt_BR
dc.subjectAcidentespt_BR
dc.subjectJulgamento de pilotagempt_BR
dc.subjectSupervisão gerencialpt_BR
dc.subjectPouca experiência do pilotopt_BR
dc.titleAcidentes na instrução de voo: análise do fator operacionalpt_BR
dc.title.alternativeAccidents in flight instruction: analysis of operational factorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bechepeche, Anna Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542987347258142pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Raul Francépt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9066-266Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.description.resumoA aviação de instrução é uma etapa crucial na vida de qualquer piloto. Ao longo do tempo, diversos avanços nos âmbitos do ensino e da prevenção de acidentes ocorreram nesse setor. Entretanto, de 2012 a 2022, houve 213 acidentes envolvendo aeronaves da instrução de voo. Diante disso, é imperioso compreender os motivos que levam a uma situação indesejada em voo, mesmo diante de diversas barreiras defensivas. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo identificar os principais fatores contribuintes para acidentes aeronáuticos envolvendo a instrução de voo e analisar as causas que contribuem para a ocorrência desses fatores. Para isso, utilizou-se da natureza básica de pesquisa, apoiada em procedimentos bibliográficos e documentais. Com base no estudo apresentado, foi possível constatar que 75% dos acidentes estão na área de investigação de fator operacional. Nos últimos 10 anos, os quatro principais fatores contribuintes para 45,45% dos acidentes na instrução de voo foram: julgamento de pilotagem, aplicação dos comandos, supervisão gerencial e pouca experiência do aluno-piloto, todos relacionados à área operacional. Em relação aos problemas administrativos levantados, vale dizer, relacionados ao gerenciamento da instituição, é possível notar que eles afetam diversas escolas no território nacional. Já sobre a experiência, identificou-se que 77% dos acidentes no segmento com esse fator contribuinte ocorreram em operações com dois pilotos a bordo da aeronave. Por fim, sugere-se que sejam aprofundados os estudos acerca de cada um dos fatores contribuintes citados e pertinentes soluções, a fim de que, cada vez mais, o número de ocorrências se aproxime ao zero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9758918543027312pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II - Arthur Ancrin de Lima.pdf849,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador