PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/548
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Controle por propulsão na prevenção de acidentes aéreos
Título(s) alternativo(s): Controle por propulsão na prevenção de acidentes aéreos
Autor(es): Canuto, Arco
Primeiro Orientador: Schlag, Fabricio
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Nagi Hanna Salm
metadata.dc.contributor.referee2: Raful, Nadja
Resumo: A perda dos controles convencionais de voo, representa uma das condições mais críticas em que um piloto pode encarar em voo. De acordo com a Associação Internacional de Transportes Aéreos, ao longo da história da aviação comercial alguns acidentes ocorreram devido a essas situações e na grande maioria, houve vítimas fatais. Acerca das consequências nas aeronaves devido à perda dos controles em voo, esta pesquisa irá apresentar como o sistema PCA (Propulsion Controlled-Aircraft) e os estudos dos conceitos de Controle por Propulsão, podem contribuir para a redução de acidentes aéreos dessa natureza. Dessa forma, serão analisados regulamentos, artigos técnicos, manuais e relatórios de incidentes e acidentes aéreos, para que sejam identificados os problemas relacionados a perda de controle em voo. Serão exibidos os resultados das análises finais envolvendo os testes de controle por propulsão, destacando suas características e benefícios para redução de futuros acidentes aéreos. Utilizou-se uma abordagem quantitativa nas análises. Ao final, serão apresentadas e discutidas as questões principais envolvidas nos processos de implementação do sistema nas aeronaves atuais. Constata-se que, os órgãos reguladores e outras autoridades aeronáuticas têm papel fundamental para o reconhecimento da necessidade do sistema PCA na prevenção de futuros acidentes aéreos relacionados a perda dos controles de voo.
Palavras-chave: Aviação
Acidentes
Propulsão
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Gestão e Negócios
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/548
Data do documento: 27-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArtigoRevisadoM.Antonio.11.12.20.pdf295,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador