PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5430
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Vigas em concreto protendido: força de protensão e armadura longitudinal de flexão.
Autor(es): Silva, Guilherme Guimaraes da
Primeiro Orientador: Chaer, Alberto Vilela
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Marco Antônio
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira Júnior, Luiz Álvaro de
Resumo: Estruturas de Concreto Protendido são cada vez mais projetadas e executadas não somente para situações de obras de arte especiais, como também nas edificações residenciais e comerciais. Com o objetivo de estudar os conceitos principais sobre Concreto Protendido, este trabalho faz uma revisão bibliográfica sobre os conceitos principais de protensão, com ênfase aos tipos de protensão (pré-tração e pós-tração) e níveis de protensão (nível 1 - protensão parcial, nível 2 - protensão limitada e nível 3 - protensão completa). Baseado no tipo de protensão a ser utilizado e na Classe de Agressividade Ambiental (CAA), estima-se, para uma viga de seção retangular em situação biapoiada, a força de protensão para o nível de protensão exigido. Um dos resultados do trabalho é uma simulação computacional com o auxílio de uma planilha de cálculo que estima a força de protensão para os três níveis de protensão, escolhendo o mínimo exigido em função do tipo de protensão combinado com a CAA. A aplicação se estende para a escolha das cordoalhas (em pré-tração, pós-tração aderente ou pós-tração não aderente), bem como a quantidade de cordoalhas e bainhas para o detalhamento final. O dimensionamento para o Estado Limite Último no Ato da Protensão é fundamental para a verificação da condição última na aplicação da protensão, de modo que esta situação também é avaliada pela implementação computacional. Em função da entrada dos dados do traçado do cabo equivalente, bem como a idade de protensão, encontram-se as tensões máximas em compressão e tração e um gráfico é traçado com as funções de tensão nas fibras inferior e superior da seção transversal, ao longo do comprimento da viga. A partir da quantidade de armadura de protensão, é feito o cálculo de armadura longitudinal para Flexão Pura em situação de Armadura Simples, contemplando a armadura de protensão (armadura ativa) estimadas e escolhidas e a determinação da quantidade necessária de armadura convencional (armadura passiva) a ser acrescentada. Um dos dados de referência para os cálculos são as perdas de protensão, importantíssimas para os cálculos de protensão. Neste trabalho, há de se estimar o valor das perdas totais e perdas imediatas em função do tipo de protensão a ser utilizado, a partir de valores usuais segundo a literatura revisada. Os produtos do trabalho, que são a monografia em si e a implementação computacional por meio de planilha de cálculo se constituem em um material didático a ser utilizado para o processo ensino-aprendizagem do assunto.
Palavras-chave: Concreto protendido
Carga de protensão
Ato da protensão
Flexão pura
Armadura simples
Prestressed concrete
Prestress load
ACT of protention
Pure bending
Under-reinforced
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5430
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Guilherme_Monografia_com termo autorização_VF.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador