PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5411
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As infecções sexualmente transmissíveis e o contexto dos adolescentes: revisão narrativa
Autor(es): Morais, Luana Beatriz Alves
Primeiro Orientador: Santos, Paulie Marcelly Ribeiro dos
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Fernanda Guilarducci
metadata.dc.contributor.referee2: Assis, Isolina de Lourdes Rios
Resumo: Introdução: A adolescência é uma etapa importante de desenvolvimento do indivíduo e é nessa fase que geralmente iniciam a atividade sexual, sendo apontados como grupo de risco para as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Objetivo: Identificar na literatura o que tem sido produzido sobre as IST no contexto dos adolescentes. Metodologia: Revisão narrativa. Os critérios de inclusão foram: artigos em língua portuguesa; publicados entre 2012 a 2022; disponíveis na íntegra e de forma gratuita nas bases de dados e artigos relacionados aos adolescentes com faixa etária até 19 anos de idade, artigos em língua estrangeira, teses, artigos relacionados a jovens dissertações, e manuais do Ministério da Saúde serão excluídos. A coleta de dados foi executada no segundo semestre de 2022, nos bancos de dados: Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Resultados: Foram encontrados um total de 5.075 artigos nas bases de dados, Capes, Lilacs e Scielo. Ao aplicar o filtro de critérios de inclusão e exclusão foram excluídos 4.960 artigos, restando 115. Destes, 105 artigos também foram excluídos, por não se adequarem ao tema de estudo, após leitura do título e resumo, sendo a amostra final da revisão composta por 10 artigos. Conclusão: Verificou-se que se faz necessário conhecer os pensamentos dos adolescentes, sua realidade, mitos e tabus com respeito a sua sexualidade para que se possa aborda-la de modo que contribua para seu desenvolvimento e crescimento sexual saudável, sendo necessário uma maior aproximação desse público com os serviços de saúde, fazendo com que eles se sintam à vontade para procurar ajuda e buscar informações e por meio de educação em saúde na escola, promovida por profissionais dos setores da saúde e educação, há construção de vínculo entre o público adolescente e esses, possibilitando, desta forma, que os estudantes reflitam de maneira crítica e reflexiva quanto ao autocuidado.
Palavras-chave: Adolescente
IST
Saúde pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5411
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Autorização Luana.pdf196,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC LUANA BEATRIZ 20.12.22.pdf228,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador