PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/538
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Orientação fonoaudiológica no aleitamento materno: uma revisão integrativa
Autor(es): Londero, Gabrielly da Silva
Soares, Vanessa Hellen da Rocha
Primeiro Orientador: Freitas, Eliane Faleiro de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Freitas, Adriana Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Cejana Baiocchi
metadata.dc.contributor.referee2: França, Ellia Christinne de Lima
Resumo: Introdução: O aleitamento materno, além dos benefícios nutricionais, imunológicos, emocionais e econômico-sociais, também tem efeitos positivos na saúde fonoaudiológica, justificando, assim, a atuação fonoaudiológica no acompanhamento materno. Objetivo: destacar os aspectos que envolvem o aleitamento materno de modo a contribuir para que o fonoaudiólogo realize orientações adequadas para atender às necessidades das lactantes e seus bebês. Método: Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa na literatura, cuja investigação foi realizada no banco de dados BVS, LILACS, MEDLINE, SciELO, Biblioteca Cochrane e Google acadêmico, os critérios de inclusão foram artigos entre 2013 a 2020 escritos em português que discutiram sobre aleitamento materno, excluindo artigos que não discutiam a temática. Resultados: Foram selecionados 12 artigos, onde 7 artigos científicos discorrem sobre observações e orientações às nutrizes durante o aleitamento, e 5 artigos científicos que discorrem sobre a relação do aleitamento materno e os hábitos de sucção não nutritivos. Conclusão: o fonoaudiólogo deverá entender sobre os aspectos orientados pela Organização Mundial da Saúde com relação aos benefícios e tempo ideal de aleitamento materno, benefícios do aleitamento materno para o bebê e mãe, impossibilidade do aleitamento materno, intercorrências durante o aleitamento materno, bem como o uso de mamadeiras e chupetas durante esse processo. Assim, a atuação do fonoaudiólogo poderá auxiliar na escuta, por parte da mãe, sobre seus temores, mitos e verdades que cercam a temática e o fonoaudiólogo promoverá, por meio dos devidos esclarecimentos, um processo de amamentação mais adequado.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Aleitamento materno
Desmame precoce
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/538
Data do documento: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Orientação fonoaudiológica no aleitamento materno_uma revisão integrativa.pdf234,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador