PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5341
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo cienciométrico sobre educação ambiental em unidades de conservação no Brasil no período de 2011-2021
Autor(es): Barbosa, Geovanna Lissa Bema Barbosa
Primeiro Orientador: Lins, Ana Maria da Silva Curado
metadata.dc.contributor.referee1: Lins, Ana Maria da Silva Curado
metadata.dc.contributor.referee2: Lemos, José Wellington Gomes da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Dionizio, Sara Romana Dias
Resumo: Educação Ambiental (EA), independentemente de sua modadilade (formal ou não formal), tem com finalidade a construção de competências e valores para a conservação ambiental, as Unidades de Conservação (UCs) podem ajudar os indivíduos a refletirem sobre a importância dos bens naturais e ainda, se apresenta como um local de fertil aprendizado sobre o meio ambiente. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise cienciométrica das produções acadêmicas no Brasil sobre EA em UC, no período de 2011 a 2021. Para a pesquisa das produções acadêmicas foram usados os termos “Educação Ambiental” e “Unidades de Conservação”, junto com as ferramentas de pesquisa o Scielo. Os critérios de inclusão das publicações na pesquisa foram Idioma (português), Nacionalidade (Brasil), e por ano de publicação. Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 506 trabalhos para realização da análise, sendo que 323 abordavam somente EA, 176 abordavam Ucs e apenas 07 utilizaram UCs para prática de EA. O ano mais produtivo para EA foram 2011 (34 publicações) e 2013 (35 publicações). Entretanto, observa-se que houve uma constância anual das publicações, sendo o ano com menor número de plublicações foi 2020 (23 publicações). Em relação à Ucs foi o ano 2014 com 22 plublicações, Outro dado que chamou a atenção foi o pequeno número de periódicos que publicam artigos nas áreas de EA e UCs e um grande número de periódicos com baixa taxa de publicações anuais.
Palavras-chave: Educação ambiental
Unidades de conservação
Cienciometria
Educação não formal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5341
Data do documento: 1-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Licenciatura



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador