Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5341
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Geovanna Lissa Bema Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T11:26:40Z | - |
dc.date.available | 2022-12-20T11:26:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5341 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Unidades de conservação | pt_BR |
dc.subject | Cienciometria | pt_BR |
dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
dc.title | Estudo cienciométrico sobre educação ambiental em unidades de conservação no Brasil no período de 2011-2021 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lins, Ana Maria da Silva Curado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9223289001247603 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lins, Ana Maria da Silva Curado | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9223289001247603 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lemos, José Wellington Gomes da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3647954617871989 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Dionizio, Sara Romana Dias | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5034395459867666 | pt_BR |
dc.description.resumo | Educação Ambiental (EA), independentemente de sua modadilade (formal ou não formal), tem com finalidade a construção de competências e valores para a conservação ambiental, as Unidades de Conservação (UCs) podem ajudar os indivíduos a refletirem sobre a importância dos bens naturais e ainda, se apresenta como um local de fertil aprendizado sobre o meio ambiente. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise cienciométrica das produções acadêmicas no Brasil sobre EA em UC, no período de 2011 a 2021. Para a pesquisa das produções acadêmicas foram usados os termos “Educação Ambiental” e “Unidades de Conservação”, junto com as ferramentas de pesquisa o Scielo. Os critérios de inclusão das publicações na pesquisa foram Idioma (português), Nacionalidade (Brasil), e por ano de publicação. Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 506 trabalhos para realização da análise, sendo que 323 abordavam somente EA, 176 abordavam Ucs e apenas 07 utilizaram UCs para prática de EA. O ano mais produtivo para EA foram 2011 (34 publicações) e 2013 (35 publicações). Entretanto, observa-se que houve uma constância anual das publicações, sendo o ano com menor número de plublicações foi 2020 (23 publicações). Em relação à Ucs foi o ano 2014 com 22 plublicações, Outro dado que chamou a atenção foi o pequeno número de periódicos que publicam artigos nas áreas de EA e UCs e um grande número de periódicos com baixa taxa de publicações anuais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ESTUDO CIENCIOMÉTRICO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO BRASIL NO PERÍODO DE 2011-2021.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador