PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5307
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância socioeconômica da aviação regional na Amazônia
Autor(es): Azevedo, Vitor Carlos Brandao
Primeiro Orientador: Machado, Humberto César
metadata.dc.contributor.referee1: Schlag, Fabricio
Resumo: O estudo trata sobre a importância da aviação regional na Amazônia, buscando caracterizá-la. Sua questão se deu sobre a importância, os benefícios e os perigos do tema em pleno século 21. A discussão focou a regionalização, os aspectos sociais e econômicos que permitem a integração e a necessidade do modal aéreo para a melhoria da economia local e da geração de empregos. Adotou-se uma abordagem qualitativa com um estudo de cunho bibliográfico, em portais na internet e bibliotecas públicas online. Ao refazer o percurso histórico é possível perceber que as populações de menor poder aquisitivo usavam e ainda usam, nos dias atuais, os barcos para a locomoção de pessoas e cargas; e o transporte aéreo é usado por pessoas de maior poder financeiro para a viabilidade no deslocamento de cargas. Outra constatação é que apesar de permitir a integração, pouco adianta a vocação regional e os grandes negócios se não houver conexão com uma rede de transportes que propicie a agilidade necessária. Para isso, precisa-se de políticas que de fato sejam efetivas para a melhoria e ampliação da infraestrutura aeroportuária para maior proteção aos aeronautas que servem a região. O estudo compreende que a aviação regional é importante para o crescimento social e econômico e pode contribuir trazendo benefícios para toda a população. Porém sinaliza perigos que são enfrentados no decorrer do processo histórico e na atualidade.
Palavras-chave: Aviação regional
Amazônia
Transporte aéreo
Integração
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5307
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2022 2 VITOR BRANDÃO ARTIGO FINAL.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador