PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5305
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Modelo low cost: desafios do mercado brasileiro
Autor(es): Santana, Samuel Cardoso de
Primeiro Orientador: Machado, Humberto César
metadata.dc.contributor.referee1: Schlag, Fabricio
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre os desafios para a operação de empresas aéreas modelo low-cost no Brasil a partir da discussão das características do mercado de aviação civil nacional e suas perspectivas de crescimento. Inicialmente, apresenta-se a definição de low-cost carriers (LCC) e as condições que propiciaram o surgimento desse modelo de negócio, bem como as características operacionais dessas companhias aéreas. A partir disso, discutem-se as condições que dificultam a inserção de empresas com esse modelo no mercado nacional, resumindo-as em gargalos de infraestrutura e altos custos operacionais inerentes às condições do país, o chamado Custo Brasil. Além disso, busca-se compreender se as companhias aéreas brasileiras têm características desse modelo de negócio. Por fim, buscam-se estratégias de desenvolvimento que possam alinhar o Brasil com as práticas internacionais e viabilizar o investimento estrangeiro, como a Lei n.13.842/2019, assim como as concessões aeroportuárias e o Projeto Aeroviário Nacional (PAN). Conclui-se que o país vem implementando medidas que tornam o mercado interno mais competitivo e viabilizam o investimento estrangeiro, de forma que com o crescimento previsto para o modal aéreo nacional, novas companhias aéreas serão atraídas para o mercado, podendo trazer o modelo low-cost e contribuir para a democratização do transporte aéreo no país.
Palavras-chave: Empresas aéreas
Low cost
Companhias aéreas
Aviação civil
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5305
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2022 2 SAMUEL ARTIGO FINAL.pdf639,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador