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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5305
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santana, Samuel Cardoso de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T23:41:44Z | - |
dc.date.available | 2022-12-19T23:41:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5305 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Empresas aéreas | pt_BR |
dc.subject | Low cost | - |
dc.subject | Companhias aéreas | - |
dc.subject | Aviação civil | - |
dc.title | Modelo low cost: desafios do mercado brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Humberto César | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9471137419666996 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schlag, Fabricio | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8538827338295434 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre os desafios para a operação de empresas aéreas modelo low-cost no Brasil a partir da discussão das características do mercado de aviação civil nacional e suas perspectivas de crescimento. Inicialmente, apresenta-se a definição de low-cost carriers (LCC) e as condições que propiciaram o surgimento desse modelo de negócio, bem como as características operacionais dessas companhias aéreas. A partir disso, discutem-se as condições que dificultam a inserção de empresas com esse modelo no mercado nacional, resumindo-as em gargalos de infraestrutura e altos custos operacionais inerentes às condições do país, o chamado Custo Brasil. Além disso, busca-se compreender se as companhias aéreas brasileiras têm características desse modelo de negócio. Por fim, buscam-se estratégias de desenvolvimento que possam alinhar o Brasil com as práticas internacionais e viabilizar o investimento estrangeiro, como a Lei n.13.842/2019, assim como as concessões aeroportuárias e o Projeto Aeroviário Nacional (PAN). Conclui-se que o país vem implementando medidas que tornam o mercado interno mais competitivo e viabilizam o investimento estrangeiro, de forma que com o crescimento previsto para o modal aéreo nacional, novas companhias aéreas serão atraídas para o mercado, podendo trazer o modelo low-cost e contribuir para a democratização do transporte aéreo no país. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9471137419666996 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Aeronáuticas | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Aeronáuticas |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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2022 2 SAMUEL ARTIGO FINAL.pdf | 639,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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