PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Samuel Cardoso dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T23:41:44Z-
dc.date.available2022-12-19T23:41:44Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5305-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpresas aéreaspt_BR
dc.subjectLow cost-
dc.subjectCompanhias aéreas-
dc.subjectAviação civil-
dc.titleModelo low cost: desafios do mercado brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Humberto Césarpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9471137419666996pt_BR
dc.contributor.referee1Schlag, Fabriciopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8538827338295434pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre os desafios para a operação de empresas aéreas modelo low-cost no Brasil a partir da discussão das características do mercado de aviação civil nacional e suas perspectivas de crescimento. Inicialmente, apresenta-se a definição de low-cost carriers (LCC) e as condições que propiciaram o surgimento desse modelo de negócio, bem como as características operacionais dessas companhias aéreas. A partir disso, discutem-se as condições que dificultam a inserção de empresas com esse modelo no mercado nacional, resumindo-as em gargalos de infraestrutura e altos custos operacionais inerentes às condições do país, o chamado Custo Brasil. Além disso, busca-se compreender se as companhias aéreas brasileiras têm características desse modelo de negócio. Por fim, buscam-se estratégias de desenvolvimento que possam alinhar o Brasil com as práticas internacionais e viabilizar o investimento estrangeiro, como a Lei n.13.842/2019, assim como as concessões aeroportuárias e o Projeto Aeroviário Nacional (PAN). Conclui-se que o país vem implementando medidas que tornam o mercado interno mais competitivo e viabilizam o investimento estrangeiro, de forma que com o crescimento previsto para o modal aéreo nacional, novas companhias aéreas serão atraídas para o mercado, podendo trazer o modelo low-cost e contribuir para a democratização do transporte aéreo no país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9471137419666996pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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