PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5294
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Colégio de ensino Montessoriano
Autor(es): Salles, Maysa Selaysim
Primeiro Orientador: Belo, Mirian de Paula Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Cheregati, Jesus Henrique
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Carlos Roberto da
metadata.dc.contributor.referee3: Ogawa, Wanderson Leão Afonso
Resumo: Esse é um trabalho de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo, e terá como abordagem do tema o ensino do método montessori na educação. Tem de suma importância trazer maior conhecimento do método de ensino montessori, trazer a tona a visão do ensino estudado e suas vertentes. Será abordado a importância da educação e, como ela teve como origem mostrando brevemente uma linha temporal da educação no Brasil e suas passagens. Será apresentado a criadora do método de ensino montessoriano, sua história e suas ideologias, juntamente com os pilares educacionais a serem seguidos e seus métodos arquitetônicos pregados para compor a ideologia do ensino. Logo após, o bairro escolhido, sua localidade e condicionantes. Sendo abordado também, a importância do tipo de ensinamento e como a arquitetura possui presença e interferência nesse aspecto, pontuando especificamente o método montessori, e suas diretrizes.
Abstract: This is an Architecture and Urbanism course completion work, and will approach the theme of teaching the Montessori method in education. It is of paramount importance to bring greater knowledge of the Montessori teaching method, to bring out the vision of the studied teaching and its aspects. The importance of education will be addressed and how it originated, briefly showing a timeline of education in Brazil and its passages. The creator of the Montessori teaching method will be presented, its history and its ideologies, along with the educational pillars to be followed and its architectural methods preached to compose the teaching ideology. Soon after, the chosen neighborhood, its location and conditions. Also being addressed, the importance of the type of teaching and how architecture has presence and interference in this aspect, specifically punctuating the Montessori method, and its guidelines.
Palavras-chave: Ensino
Teaching
Método Montessori
Montessori method
Educação
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5294
Data do documento: 6-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MAYSA SELAYSIM SALLES.pdf105,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador