PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5286
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogos eletrônicos e direito: a realidade do e-sport no Brasil e no âmbito jurídico
Autor(es): Ferreira, Alice Inêis Urzêda
Primeiro Orientador: Tárrega, Maria Cristina Vidotte Blanco
metadata.dc.contributor.referee1: Paiva, Márcia Pimenta de
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso abordou o estudo referente a regulamentação jurídica dos jogos eletrônicos ou mais conhecido como e-sports, tratando-se da sua importância do reconhecimento como modalidade esportiva, tendo como objetivo principal sua regulamentação exclusiva, garantindo a devida proteção para os atletas profissionais e de seus torcedores. O objetivo geral do presente trabalho visa a análise do cenário dos jogos eletrônicos para uma regulamentação e implementação no âmbito jurídico, tendo em vista que o cenário é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho referente ao vínculo de emprego abordado e a Lei nº 9.615/98 (Lei Pelé), não obtendo nenhuma legislação própria, como por exemplo a própria Lei Pelé abordada. Não obstante, visa também a importância da legislação própria no cenário dos jogos eletrônicos, tendo em vista que na atualidade vários jovens exercem uma profissão como atleta neste cenário dos games. A metodologia do presente trabalho foi realizada por meio de artigos na internet, revistas, livros, entendimentos de profissionais, jurisprudências e artigos. Diante disso, permitiu a conclusão diante do enorme crescimento da tecnologia nos últimos anos, é de extrema importância a regulamentação jurídica no cenário dos jogos eletrônicos como modalidade esportiva, trazendo consigo a regulamentação exclusiva no cenário, garantindo a devida proteção necessária para os atletas profissionais, bem como seu reconhecimento do vínculo empregatício no país.
Palavras-chave: Games
Jogos eletrônicos
Tecnologia
Globalização
E-sport
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5286
Data do documento: 22-Nov-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - ALICE INÊIS URZÊDA FERREIRA.pdf937,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador