PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5283
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A contribuição do design de interiores no processo de adaptação de crianças na pré-escola
Autor(es): Soeiro, Aline Coutinho
Primeiro Orientador: Oliveira, Denise Pacheco de
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Genilda da Silva Alexandria
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Marcelo Granato de
Resumo: O período de adaptação ao ambiente de sala de aula é individual para cada criança e pode ser um momento onde apareçam várias complicações. Durante o período de isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, evidenciado nos anos de 2020 e 2021, inúmeras instituições tiveram suas portas fechadas por tempo indeterminado, mesmo que temporariamente, o que afetou o nível educacional de milhares de crianças em todo o país. As complicações vivenciadas durante esse período afetaram todas as áreas do convívio humano, desde atividades do dia a dia, passando pela economia e a educação. As creches e as pré-escolas são instituições educacionais fundamentais e obrigatórias para a formação social, emocional e cognitiva de crianças com até 5 anos, com isso, o objetivo deste trabalho é reunir dados sobre a importância da adaptação adequada nas escolas, analisar as influências causadas pela Covid- 19 nesse processo e propor um projeto de design de interiores que possa contribuir para o acolhimento dessas crianças e propor novas formas de utilização do espaço.
Abstract: The period of adaptation to the classroom environment is individual for each child and can be a time where several complications appear. During the period of social isolation, caused by the Covid-19 pandemic, evidenced in 2020 and 2021, numerous institutions had their doors closed indefinitely, even temporarily, which affected the educational level of thousands of children across the country. country. The complications experienced during this period affected all areas of human interaction, from day-to-day activities to the economy and education. Nurseries and preschools are fundamental and mandatory educational institutions for the social, emotional and cognitive formation of children up to 5 years old, therefore, the objective of this work is to gather data on the importance of adequate adaptation in schools, analyze the influences caused by Covid-19 in this process and propose an interior design project that can contribute to the reception of these children and propose new ways of using the space.
Palavras-chave: Pandemia
Adaptação infantil
Ambiente escolar
Educação infantil
Projeto de ambiente
Socialização
CNPq: CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5283
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 - ALINE COUTINHO SOEIRO (1).pdf3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização de publicação de produção acadêmica - assinado.pdf365,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador