PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/523
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Crianças com a síndrome congênita de Zika e suas mães: perfil sociodemográfico e clínico
Autor(es): Chrisostomo, Jennyfer
Primeiro Orientador: Ribeiro, Maysa Ferreira Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Ortoni, Gabriela Eiras
metadata.dc.contributor.referee2: Prudente, Cejane Oliveira Martins
Resumo: Introdução: a síndrome congênita de Zika (SCZ) é caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas apresentados por crianças cujas mães foram infectadas pelo Zika vírus durante a gestação, sendo a microcefalia o sinal mais marcante. Objetivo: descrever o perfil sociodemográfico e clínico das mães infectadas pelo Zika vírus durante a gestação e o perfil clínico das crianças com a SCZ. Métodos: estudo transversal descritivo, realizado em um centro de reabilitação em Goiânia-GO, participaram mães de crianças com SCZ. Utilizou-se os questionários de perfil sociodemográfico e clínico das mães e das crianças. Resultados: a amostra foi composta por 30 mães de crianças com SCZ. Houve predomínio de mulheres jovens e desempregadas, 56,7% possuíam renda mensal de até dois salários-mínimos, 80,0% recebiam benefícios do governo e 66,7% não possuíam plano de saúde. Além disso, 53,3% não planejaram a gravidez e a maioria (36,7%) descobriu a infecção até o quarto mês de gestação. A maioria das crianças era do sexo feminino (63,3%) e realizavam acompanhamento por uma equipe multidisciplinar. Quanto às alterações apresentadas destacaram-se a forma grave de microcefalia (63,3%), presença de crises convulsivas (53,3%), espasticidade (90,0%), irritabilidade (50,0%) e alterações visuais (73,3%). Conclusão: as mães eram, em maioria, solteiras, desempregadas, com baixa renda e pouca escolaridade. As crianças apresentam grave comprometimento, o que indica necessidade de acompanhamento especializado por longo prazo.
Palavras-chave: Mães
Síndrome congênita de Zika
Microcefalia
Zika vírus
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/523
Data do documento: 10-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
repositório - declaração.pdfDeclaração - motivo para não anexar o artigo100,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador