PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5171
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CMEI - Vale do Araguaia
Autor(es): Damasceno, Thaynara Martins
Primeiro Orientador: Marques, Fernando Henrique Barbosa
metadata.dc.contributor.referee1: Boaventura, Deusa Maria Rodrigues
Resumo: De uma maneira geral, é entendido pela população que a arquitetura tem influência no bemestar e na saúde de um indivíduo, porém, para a maioria das pessoas tal entendimento ainda é superficial. A partir desta principio, este trabalho busca explanar o assunto, direcionando para a arquitetura escolar e lazer. Em meio à rotina corrida dos espaços urbanos, especialmente em grandes cidades, a importância dos parques dialoga de forma direta com a qualidade de vida e o bem-estar físico e psicológico de toda a população. Isso porque áreas verdes funcionam como alternativas para quem busca por uma conexão mais direta com a natureza. Segundo definição do Ministério do Meio Ambiente, elas são concebidas para promover melhor qualidade estética, além de incentivarem ecologia, recreação e função paisagística. A educação é a chave principal para um bom desenvolvimento humano e social, portanto esta deve ser desenvolvida de forma séria e objetiva desde o início da vida da criança. Atualmente, sabemos que a educação brasileira não é um exemplo a ser seguido. As instituições de ensino (principalmente as públicas), em sua maioria, não possuem estrutura adequada para atender a demanda de crianças matriculadas. Diante disso e percebendo a necessidade de inserir uma unidade de ensino adequada e que venha, de fato, atender a demanda local da cidade de Goiânia na região leste, o primeiro tema escolhido para a proposta trata-se de um CMEI, cujo principal objetivo é complementar a educação municipal, que necessita de melhorias, principalmente em relação a infraestrutura utilizando o estudo da Neurociência. No segundo momento foi proposto um parque linear para atender a população local, desta mesma região onde será implantado o CMEI, a criação de parques é um excelente exemplo de ocupação do espaço urbano como alternativa de promoção de convívio, lazer, realização de eventos culturais e reaproveitamento de uma área abandonada. Portanto, o presente trabalho visa a elaboração de uma pesquisa e proposta arquitetônica para um CMEI, seguindo a linguagem pedagógica do ensino tradicional com algumas vertentes do ensino montessoriana e uma proposta paisagística para o parque linear seguindo a mesma linguagem arquitetônica do CMEI. Estes projetos se localizarão na região leste de Goiânia no Residencial Vale do Araguaia, com o objetivo de agregar mais qualidade de vida das crianças e comunidade local, atendendo também a carência da cidade em relação aos centros educacionais infantis e espaços para lazer.
Palavras-chave: Cmei
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5171
Data do documento: 5-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CMEI VALE DO ARAGUAIA (2).pdf64,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador