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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5171
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | CMEI - Vale do Araguaia |
Autor(es): | Damasceno, Thaynara Martins |
Primeiro Orientador: | Marques, Fernando Henrique Barbosa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Boaventura, Deusa Maria Rodrigues |
Resumo: | De uma maneira geral, é entendido pela população que a arquitetura tem influência no bemestar e na saúde de um indivíduo, porém, para a maioria das pessoas tal entendimento ainda é superficial. A partir desta principio, este trabalho busca explanar o assunto, direcionando para a arquitetura escolar e lazer. Em meio à rotina corrida dos espaços urbanos, especialmente em grandes cidades, a importância dos parques dialoga de forma direta com a qualidade de vida e o bem-estar físico e psicológico de toda a população. Isso porque áreas verdes funcionam como alternativas para quem busca por uma conexão mais direta com a natureza. Segundo definição do Ministério do Meio Ambiente, elas são concebidas para promover melhor qualidade estética, além de incentivarem ecologia, recreação e função paisagística. A educação é a chave principal para um bom desenvolvimento humano e social, portanto esta deve ser desenvolvida de forma séria e objetiva desde o início da vida da criança. Atualmente, sabemos que a educação brasileira não é um exemplo a ser seguido. As instituições de ensino (principalmente as públicas), em sua maioria, não possuem estrutura adequada para atender a demanda de crianças matriculadas. Diante disso e percebendo a necessidade de inserir uma unidade de ensino adequada e que venha, de fato, atender a demanda local da cidade de Goiânia na região leste, o primeiro tema escolhido para a proposta trata-se de um CMEI, cujo principal objetivo é complementar a educação municipal, que necessita de melhorias, principalmente em relação a infraestrutura utilizando o estudo da Neurociência. No segundo momento foi proposto um parque linear para atender a população local, desta mesma região onde será implantado o CMEI, a criação de parques é um excelente exemplo de ocupação do espaço urbano como alternativa de promoção de convívio, lazer, realização de eventos culturais e reaproveitamento de uma área abandonada. Portanto, o presente trabalho visa a elaboração de uma pesquisa e proposta arquitetônica para um CMEI, seguindo a linguagem pedagógica do ensino tradicional com algumas vertentes do ensino montessoriana e uma proposta paisagística para o parque linear seguindo a mesma linguagem arquitetônica do CMEI. Estes projetos se localizarão na região leste de Goiânia no Residencial Vale do Araguaia, com o objetivo de agregar mais qualidade de vida das crianças e comunidade local, atendendo também a carência da cidade em relação aos centros educacionais infantis e espaços para lazer. |
Palavras-chave: | Cmei Educação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola Politécnica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5171 |
Data do documento: | 5-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Arquitetura e Urbanismo |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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